Conexão Planeta lança o Concurso de Fotografia de Natureza 2020. Participe!

Conexão Planeta lança o  Concurso de Fotografia de Natureza 2020. Participe!

É com grande prazer que anunciamos o lançamento, pelo 4o ano consecutivo, do Concurso de Fotografia Conexão Planeta. E este ano trazemos uma novidade. Nas três primeiras edições da competição, o foco era apenas no registro de animais, mas em 2020, decidimos ampliar o tema, e valerão também imagens de plantas, flores e paisagens.

Então, se você curte fotografia e natureza, aqui está uma oportunidade de mostrar seu talento para todo o Brasil e ainda, concorrer a prêmios incríveis.

O Brasil possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta. Nossa intenção com a realização do concurso é, além de valorizar novos talentos da fotografia de natureza no país, promover a proteção e conservação da nossa fauna e flora.

É o caso da foto que abre este post, a vencedora da edição 2019. O flagrante das duas araras-azuis brincando foi feito por Daniel Mello, de Queimados, no Rio de Janeiro, que trabalha com ecoturismo, com foco em observação de aves.

Podem participar do 4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza apenas fotógrafos amadores, maiores de 18 anos e residentes no Brasil (veja regulamento completo ao final deste post).

As fotos devem ser enviadas para o e-mail concursoconexaoplaneta@gmail.com em formato digital (jpg), junto com o nome do autor, local e data, onde foram feitas, cidade de residência, telefone e e-mail de contato. O tamanho mínimo deve ser de 1000 x 1000 px.

Cada participante só poderá concorrer com uma (1) fotografia.

Vale ressaltar, que as fotos em que houver manipulação de animais ou plantas, ou seja, que foram “montadas” para concorrer no concurso, serão desclassificadas. Só serão aceitas imagens de animais selvagensem seu habitat natural, feitas no Brasil (não valem animais domésticos, como cães e gatos, ou fotografias feitas em zoológicos).

As fotos poderão ser mandadas até 10 de dezembro! Um júri composto por alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do Brasil, que assinam o blog coletivo Por Trás das Câmeras, irá escolher as melhores imagens.

Cinco imagens finalistas serão classificadas e divulgadas em nossas redes sociais para votação dos internautas.

As três melhores, segundo os jurados e nossos seguidores, serão premiadas com os livros de fotografia A Onça na Cultura Pantaneira, do fotógrafo Adriano Gambarini e Laís Duarte; Araucária – A Floresta do Brasil Meridional, de Zig Koch (Editora Olhar Brasileiro) e Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama, de Leonardo Merçon (Instituto Últimos Refúgios), Diário de um Outono Particular, de João Marcos Rosa (Editora Vento Leste), além do Guia de Campo de Bonito, de Daniel De Granville, e uma fotografia (destaque, neste link), do indigenista Renato Soaresampliação 40×60, impressão fineart em papel de algodão. O fotógrafo assina o blog Ameríndios do Brasil, aqui, no site.

O resultado do 4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza será divulgado no final de dezembro!

Então, não perca tempo e boa sorte!

4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

– Finalidade do concurso

O 4º Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza, aberto a todos os residentes do Brasil, tem a finalidade de valorizar novos talentos da fotografia de natureza no país, promovendo assim a proteção e conservação da nossa fauna e flora. Só serão aceitas imagens produzidas no Brasil.

– Participantes

O concurso é aberto a fotógrafos amadores, maiores de 18 anos, residentes no Brasil  Não poderão participar do concurso colaboradores do site Conexão Planeta ou fotógrafos profissionais.

– Inscrições e divulgação

Inscrições abertas: de 10 de novembro a 10 de dezembro de 2020.

O resultado do concurso será divulgado no site Conexão Planeta e em suas redes sociais no final de dezembro de 2020.

– Regulamento

  1. Só serão aceitas fotografias de animais selvagens (não domésticos), plantas, flores e paisagens feitas em território brasileiro;
  2. Não serão aceitas fotografias já contempladas em outros concursos nacionais ou internacionais;
  3. As fotografias devem ser enviadas para o e-mail concursoconexaoplaneta@gmail.com ;
  4. As fotografias devem ser enviadas em formato digital – jpg, com nome do autor da imagem, local e data onde ela foi feita, cidade de residência, telefone e e-mail de contato, e com um breve resumo de como a imagem foi captada. O tamanho mínimo da imagem deve ser de 1000 x 1000 px;
  5. Os dados acima devem ser preenchidos corretamente. O site Conexão Planeta não se responsabiliza pela veracidade das informações, dados incorretos enviados pelo participante ou por problemas na transmissão de dados eletrônicos;
  6. Serão desclassificadas fotografias com marca d’água, com nome do autor ou outra marca que o identifique;
  7. O concurso está aberto para fotografias obtidas por câmeras digitais ou de filme, desde que digitalizadas e enviadas por e-mail;
  8. As fotografias não podem sofrer manipulações como: retirada ou adição de parte do assunto principal, relocação de assuntos e conteúdo, alteração de cor, uso de filtro, corte acima de 40% da imagem original ou que tenham sido distorcidas digitalmente;
  9. Cada participante só poderá concorrer com uma (1) fotografia;
  10. As inscrições são gratuitas.

– Premiação

Os autores das três imagens vencedoras receberão livros de fotografia de autorias de Zig Koch, João Marcos Rosa, Leonardo Merçon e Daniel de Granville e uma foto do indigenista Renato Soares (conforme especificado mais acima).

– Comissão julgadora

A comissão julgadora será composta por um grupo de fotógrafos colaboradores do site Conexão Planeta, que escrevem para o blog Por Trás das Câmeras, todos de reconhecimento no meio fotográfico e comprometidos com a conservação ambiental;

Os jurados farão a escolha das cinco imagens finalistas e do grande vencedor;

A comissão julgadora é soberana nas suas decisões, e reconhecida sua independência na escolha dos resultados, sem interferência do Conexão Planeta. A comissão pode consultar especialistas, se necessário, para identificação de espécies e ambientes.

As cinco fotografias finalistas serão divulgadas nas páginas do Conexão Planeta no Facebook, Twitter e Instagram para que os seguidores possam curtir suas favoritas e a mais curtida delas ganhará um voto popular dentre os votos dos jurados.

– Direito autoral e assuntos relacionados

  1. O direito autoral e patrimonial das fotografias inscritas e premiadas pertencerão sempre apenas a seus autores;
  2. O site Conexão Planeta, como idealizador e promotor do concurso, reserva-se o direito de utilizar as fotografias, sem exclusividade e a título gratuito, em seus canais de mídia, visando única e exclusivamente a divulgação e a promoção dos fotógrafos participantes do evento, no ano do concurso e em concursos futuros, extensivo aos patrocinadores e/ou apoiadores, desde que não associada à comercialização de produto ou mera promoção da marca sem menção ao concurso;
  3. Ao entrar na competição, o fotógrafo:
    a) confirma que a fotografia é de sua autoria e que a obra é original;
    b) que é o único proprietário dos direitos de autor, não havendo exigência de direitos de terceiros e encaminhará, quando necessário, a anuência de pessoas retratadas nas imagens inscritas.
  4. É de responsabilidade do participante, no caso de publicação da imagem premiada, se pessoas ou objetos que aparecem na fotografia estão sujeitos a direitos de terceiros, ou se é necessária autorização pessoal ou oficial.
  5. O site Conexão Planeta se isenta de responsabilidade por danos morais ou materiais decorrentes do uso da imagem para divulgação da competição ou para exposição, sendo o autor o único responsável.

– Desclassificação

Serão desclassificados todos os participantes e fotografias que deixarem de cumprir os termos deste regulamento na íntegra;

Não serão aceitas fotografias com apelo sexual, práticas ilícitas ou criminosas, bem como de atividades incompatíveis com a conservação da biodiversidade.

Foto: Daniel Mello

Deixe uma resposta

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança