Como reciclar resíduos que não são recicláveis?

como reciclar resíduos não recicláveis

Esponjas de lavar louça, tubos de pasta de dente, cápsulas de café expresso, canetas e lapiseiras, entre outros produtos, têm duas coisas em comum: são muito utilizados no dia a dia e são difíceis de reciclar. Seja por inexistência de mercado devido à inviabilidade econômica, problemas de logística ou falta de tecnologia acessível, a questão é que muitos itens que usamos diariamente acabam indo para o aterro sanitário (quando não lixões ou, pior ainda, ruas, rios, lagos e oceanos), quando poderiam ser reaproveitados e transformados em novos produtos, o que geraria renda e diminuiria a extração de bens naturais.

Então, surge a dúvida: o que fazer quando precisamos descartar resíduos não recicláveis?

Foi com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo® e conseguir reciclar o “não reciclável” que o húngaro Tom Szaky, então um estudante da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, fundou a TerraCycle, em 2001. De esponjas de limpeza doméstica a instrumentos de escrita, a empresa é especializada em desenvolver soluções ambientais para produtos e embalagens de difícil reciclagem.

Está presente em 21 países e atua em parceria com empresas, organizações sociais, órgãos públicos e qualquer pessoa interessada em participar dos programas de reciclagem. É aqui que eu, você e qualquer cidadão entramos. Com a ajuda de times de coleta formados por consumidores conscientes, que já são mais de 80 milhões ao redor do mundo, milhares de toneladas de resíduos são transformadas em matéria-prima e reinseridas na cadeia produtiva. O total coletado até o momento, de acordo com TerraCycle, é de 4 bilhões de unidades, sendo 32 milhões no Brasil.

A companhia tem diversos programas de coleta e reciclagem patrocinados por empresas, especialmente as próprias criadoras dos produtos de difícil reciclagem. O objetivo é coletar e descartar corretamente esses resíduos. Os projetos são financiados por marcas, corporações e varejistas e a nossa participação é gratuita! Tudo que precisamos fazer é nos cadastrar nos programas dos quais queremos participar, separar um coletor para os resíduos e fazer a divulgação. Pode ser em casa, no prédio, na escola ou no trabalho. Quando o volume atingir o peso mínimo requerido para envio à TerraCycle, é só solicitar uma etiqueta pré-paga na sua conta no site, colá-la na caixa e enviar a remessa pelo correio.

Cada pacote com peso mínimo gera pontos que equivalem a uma quantia em dinheiro. São gerados dois pontos por peso médio de uma unidade de resíduo, que equivalem a R$ 0,02. Os valores arrecadados podem ser revertidos em doações para uma instituição sem fins lucrativos ou uma escola pública de sua escolha. Até hoje, foram mais de 21 milhões de dólares destinados para a caridade ou educação em todo o mundo.

Programas disponíveis hoje no Brasil 

Os programas nacionais de reciclagem variam de tempos em tempos e cada um tem suas especificidades. Algumas marcas decidem limitar a quantidade de participantes por programa, por uma questão de verba disponível (por isso alguns apresentam a frase “lista de espera” no site) ou, infelizmente, até cancelam as iniciativas depois de um tempo.

Abaixo, uma lista de alguns programas disponíveis atualmente:

Programa nacional de reciclagem de embalagens de fraldas e absorventes

Podem ser coletadas embalagens de fraldas, lenços umedecidos e absorventes de qualquer marca (importante reforçar que são somente as embalagens, não os produtos em si ). A TerraCycle aceita remessas de vários tamanhos, mas para garantir que os pontos sejam computados para gerar verba a uma instituição ou escola, a quantidade mínima é 200 gramas;

Programa nacional de reciclagem de esponjas Scotch-Brite®

São aceitas esponjas de limpeza de uso doméstico e suas respectivas embalagens de qualquer marca. Desde outubro de 2017, as remessas com mais de sete quilos ganham 500 pontos bônus, além dos R$ 0,02 por cada unidade de esponja enviada. O peso mínimo para computar pontos é 500 gramas. Existem muitos times cadastrados neste programa que disponibilizam pontos públicos de coleta, confira aqui.

Programa nacional de reciclagem de instrumentos de escrita Faber-Castell®

Ideal para escolas e universidades, o programa aceita instrumentos de escrita usados e suas respectivas embalagens de todas as marcas. Isso inclui lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro-branco. Remessas com mais de 1.020 gramas geram pontos.

Programa nacional de reciclagem saúde bucal Colgate® – só até dia 31 de maio de 2018

Os itens coletados incluem escovas de dente, tubos de creme dental e suas respectivas embalagens de todas as marcas. As remessas devem pesar no mínimo 5 quilos para que os pontos sejam computados. Segundo resposta do SAC da empresa, o programa de saúde bucal será suspenso por cancelamento do patrocínio da Colgate, mas a TerraCycle está buscando outros parceiros.

Programa nacional de reciclagem de cápsulas de café – Reciclo®

Podem ser coletadas cápsulas de café das marcas Pilão Espresso, L’OR Espresso e Pelé Graníssimo. Para computar os pontos, as remessas devem ter no mínimo de 20 cápsulas.

Programa de descarte e reciclagem de embalagens do Grupo L’Occitane

Ao contrário dos outros, este programa não cadastra times de coleta, mas dispõe coletores nas próprias loja do grupo. Embalagens dos produtos L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil podem ser descartadas nas respectivas lojas participantes. A cada cinco embalagens de tamanho regular depositadas nas caixas de coleta, você ganha um creme de mãos de 30 ml da marca em questão. Veja aqui os pontos de coleta.

Programa nacional de reciclagem Avon® – em lista de espera

No momento o programa não está com vagas abertas para novos times de coleta, mas os que estão atualmente inscritos recebem maquiagens, esmaltes, cremes, loções, perfumes, fragrâncias e suas respectivas embalagens de plástico ou papel. O peso mínimo da remessa é de 15 quilos.

Programa nacional de reciclagem de embalagens de protetor solar – em lista de espera

Este programa também está com inscrições encerradas por enquanto. Os times existentes podem enviar embalagens de protetor solar, loção pós-sol, bronzeador e suas respectivas embalagens externas. A remessa deve der no mínimo 5 quilos, mas o programa de pontos está suspenso por tempo indeterminado desde fevereiro de 2016, pois o patrocínio da marca foi cancelado.

Outras soluções da TerraCycle

Além da coleta por times de cidadãos, a empresa oferece outros serviços para potencializar a reciclagem e reutilização dos produtos de difícil reciclabilidade. Aqui estão alguns:

Reuso – muitos resíduos são limpos, separados e reutilizados em outros países. Eletrônicos são remodelados e redistribuídos;

Upcycling – é uma forma de reutilização que dá um uso novo e diferente para os resíduos. Embalagens de suco são costuradas para virar mochilas, sacos de batatas fritas viram paletó e embalagens de granola são transformadas em estojos;

Reciclagem – produção de matéria-prima reciclada que pode ser utilizada para produzir bancos, vasos, baldes e muitos outros produtos;

Compostagem – os resíduos orgânicos coletados pela empresa são compostados, gerando adubo e fertilizante;

Solução de circuito fechado – cientistas e químicos da empresa desenvolvem soluções inovadoras para muitos tipos de resíduos, como, por exemplo, a primeira caneta feita a partir de escovas de dente usadas.

Plataforma Zero Waste Box™ – ainda inexistente no Brasil, o programa permite que quase todo tipo de resíduo seja reciclado. O cliente só precisa escolher o tipo de resíduo que quer ver reciclado, comprar a caixa de tamanho adequado, coletar as unidades e enviar para a TerraCycle para o reaproveitamento.

Foto: reprodução Facebook TerraCyclce

2 comentários em “Como reciclar resíduos que não são recicláveis?

  • 16 de maio de 2018 em 11:06 AM
    Permalink

    UAU! Notícias importantíssimas que muitos, muitos não sabem ou não têm acesso.
    Agora, nem o de Fraldas, nem o da Faber Castell possuem links,

    Resposta
    • 17 de maio de 2018 em 7:20 AM
      Permalink

      Oi Jaylei,
      Os links já estão lá agora! Obrigada pela mensagem.
      Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

Letícia Klein

Jornalista e técnica em Meio Ambiente, a catarinense é Embaixadora da Juventude Lixo Zero Blumenau e membro da Juventude Lixo Zero Brasil. Escreve sobre sustentabilidade e preservação ambiental no blog pessoal Sustenta Ações , em que busca contribuir para um mundo mais verde e consciente