Como aprendi sobre empatia com as mulheres

como-aprendi-empatia-com-as-mulheres-abre
E se os seres humanos dominantes, desde o começo dos tempos, fossem as meninas e não os meninos? Será que a vida seria como é nos dias de hoje?

Segundo o professor de psicopatologia de Cambridge, Simon Baron-Cohen, o cérebro feminino é predominantemente embutido de empatia e comunicação, enquanto que o masculino detém compreensão e sistematização. Temos personalidades diferentes das mulheres e ambos os sexos são complementares, cada um com suas respectivas qualidades e fraquezas. Porém, essa natureza da mente indica que elas podem ter o dom humano mais genuíno de se importar com o bem comum do que nós, homens. Essa preocupação é resultado do poder da empatia.

O filósofo Roman Krznaric – criador do Museu da Empatia – destaca que, no século XVIII, o economista Adam Smith descreveu que “nossa sensibilidade moral origina-se da nossa capacidade mental para trocar de lugar com o sofredor, na imaginação”. Apesar de Adam ter sido precursor da ideologia do egoísmo, nas entrelinhas de suas teorias econômicas que perduram até hoje, é notável que já naquela época a moral coletiva dependia do bem estar de todos. Séculos mais tarde, em 1909, a palavra empathy é originária do grego antigo “empatheia” que significa “in” + “sofrimento”.

Talvez em razão de um enfoque na problemática social da época, ela tenha surgido com esse lado sofredor, mas a empatia pode ser mais natural e existir por meio da alegria do próximo também.

Ao longo da vida, as pessoas se tornam espontaneamente menos ou mais empáticas, mas ainda assim a empatia em si depende apenas do livre arbítrio de querer praticá-la. Sentir na pele como é ser outrem, seus sentimentos e necessidades, pode acontecer em intensidades diversas. De forma mais simples, como perguntar um sonho de um amigo e imaginar, por ele ou de forma mais extrema, como viver os costumes de outra religião em outro país por um tempo. Independentemente desse grau, inúmeras formas são possíveis.

como-aprendi-empatia-com-as-mulheres-felipe-brescanciniTenho buscado essa prática há um tempo e em determinado momento me dei conta de que uma experiência em especial deve ser a mais impossível de todas: sentir e entender verdadeiramente o que é ser e pensar como uma mulher. Essa afirmação poderia ser colocada de outra forma, como sentir o que é ser do sexo oposto, mas, independente de qualquer preconceito, é fato que nos dias de hoje, com tantas camadas de desigualdade, essa talvez seja a mais genuína por existir desde que surgimos como seres. E foi estabelecida baseada no poder corporal para sobrevivência e proteção perante a natureza selvagem.

Hoje, física e psicologicamente, não daria para empatizar em razão dos nossos organismos tão diferentes, mas deveria ser quase possível socialmente, não? Entretanto, para que essa prática fosse ao menos justa, precisaríamos de uma civilidade na qual a mulher e o homem tenham apenas funções sociais diferentes, mas não desigualmente superiores e inferiores como acontece. É como se o eixo da empatia mulher-homem, e vice-versa, pedisse uma reforma de mentalidade para ser, ao menos, praticável.

Pode parecer simples notar essa incoerência, mas, na verdade para mim, não foi. Na Experiência de Empatia que eu e Gabi fizemos – durante a qual viajamos por quarenta países para viver diferentes realidades -, fui me tornando cada vez mais capaz de enxergar os problemas sociais enraizados nas vivências. Entretanto, particularmente essa sutil disparidade de gênero insistia em tentar ser parte normal da nossa socialização em minha consciência, mas não é. Passei a reconhecer esse erro de percepção (ou ignorância) e perceber que, nós homens, temos responsabilidade de assumir isso.

As consequências, contudo, estão no agora. O egoísmo pode ser a base central dos problemas, independentemente do sexo, mas na raiz da pobreza, da falta de acesso à dignidade, alimentação, educação, saúde e moradia mora o desrespeito à mulher. Essa simples ressignificação de valores – como respeito e compaixão – pode mudar o curso da vida no mundo.

Mesmo um dos maiores dicionários da língua portuguesa – meu Aurélio de 1975 (relativamente recente) -, ainda atestara sua cumplicidade nessa cegueira social. Segundo ele, o machismo é: uma qualidade, ação ou modos de macho; macheza (e nada mais que isso). Enquanto isso, o feminismo é: um movimento de ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher; ou a equiparação dos seus direitos aos do homem. É como se ainda não aceitássemos que o machismo é uma dominação desleal, imposta e injusta, mesmo afirmando que as mulheres precisam se mexer pra aumentar e equiparar seus direitos. É exatamente aí que entra um aprendizado marcante pra mim: o de que o feminismo busca o equilíbrio e não tomar o trono dominante.

Precisamos dessa sensatez, ontem. É só olharmos para este ano de 2016, no qual ainda são praticados:

Infanticídio feminino
Em países, como Índia e China, o aborto voluntário de meninas é praticado. Isso porque, em países em desenvolvimento, meninos são vistos como mais aptos para trabalhar (especialmente no campo) do que as meninas. Acredita-se que meninos sempre ficarão na família e poderão sustentar os pais no futuro. Para filhas meninas, em muitos casos, é preciso pagar dote para que se casem e passem a ser parte da família do noivo. Na China, isso se tornou ainda mais grave em 1979, com a lei do filho único, quando a preferência por um filho menino se fortaleceu, tornando proibido o exame de ultrassom para descobrir o sexo proibido, anos mais tarde.

Casamento infantil
Em países em desenvolvimento, uma em cada nove meninas se casa antes dos quinze anos. Isso porque, em muitos casos, há dotes envolvidos, recebidos ou pagos pela família da noiva, de acordo com os costumes. Os sites da UNFPA/ONU e da CARE têm muita informação a respeito. Vale acompanhar.

Estupro como arma de guerra
Em países em conflito, especialmente africanos, homens violam mulheres de grupos rivais para tirar sua pureza, possivelmente gerar um filho em seu ventre, ferir a sua honra e de toda a sua comunidade de origem.

Estupro marital
Relações sexuais forçadas, pelo homem, entre cônjuges não é uma ofensa criminal em 127 países (Fonte: ONU).

como-aprendi-empatia-com-as-mulheres-2.JPG
Fatos como esses podem nos tornar descrentes da esperança de nos livrar de ignorâncias desumanas e covardes, mas o intuito de compartilhar estas ideias é empatizar e engajar a ação num momento tão delicado como este, no Brasil.

Acho que minha resposta para a pergunta inicial depois do relato deste texto fica clara. Tudo isso me faz pensar que os dias de hoje poderiam ser uma realidade menos avarenta e egoísta, de mais respeito e equânime. E a sua resposta?

Ainda e sempre é possível transformar! E aí, pra quem não reconhece a importância do feminismo, vamos fazer o que?

Para reflexão, lembro de um caso atual e notório que fala por si: Malala, a menina paquistanesa que levou um tiro na cabeça aos quinze anos porque queria ir à escola. Ela sobreviveu e se tornou ativista. No tocante vídeo abaixo, parte de seu discurso na ONU e a campanha que realiza com a Plan International para empoderar meninas pelo mundo:

Leia também:
O que estamos construindo para o mundo 
Ética, amor e empatia para atravessar a lama 
A diversidade que nos fortalece

Fotos: Felipe Brescancini e Gabriele Garcia

Um comentário em “Como aprendi sobre empatia com as mulheres

  • 21 de maio de 2016 em 6:15 PM
    Permalink

    Felipe

    Muito coerente e verdadeira a frase: “O feminismo busca o equilibrio e nao tomar o trono do dominante”.

    Nanci

    Resposta

Deixe uma resposta

Felipe Brescancini

É questionador, gosta da natureza, de meditar e de fazer rir. Busca realizar o seu propósito de influenciar pessoas para que se tornem conscientes e verdadeiramente responsáveis por oportunidades justas para todos. Deixou sua zona de conforto e criou o Think Twice Brasil para praticar Empatia por 40 países e aprender como transformar a sociedade. Trabalhou dez anos com marketing, é formado em administração, pós-graduado em comunicação e em negócios sociais.