Com ‘empurrãozinho’ de famosos ativistas globais, governadores de estados da Amazônia fazem novos compromissos pelo clima e pela proteção da floresta

Com 'puxãozinho' de famosos ativistas globais, governadores de estados da Amazônia fazem novos compromissos pelo clima e pela proteção da floresta

No final de agosto, numa série de tuítes endereçados a governadores dos estados da Amazônia, a banda britânica Coldplay convidava os políticos a participarem do evento Global Citizen Live e aproveitarem a oportunidade para se comprometerem com novas ações de combate às mudanças climáticas e pela preservação da floresta. As mensagens foram enviadas diretamente para os perfis dos governadores Waldez Góes, do Amapá, Helder Barbalho, do Pará, Marcos Rocha, de Rondônia, Wilson Lima, do Amazonas, assim como João Azevedo, da Paraíba, Wellington Dias, do Piauí e Camilo Santana, do Ceará.

O grupo Coldplay é um dos embaixadores do movimento Global Citizen, que este ano realizou um megashow, no último sábado, 25/09, que contou com a participação de mais de 50 artistas, em diversas partes do mundo, para chamar a atenção sobre a crise climática e o problema da fome.

E graças a essa pressão e também da colaboração com a organização Re:Wild, que conta com o apoio do ator americano e ativista ambiental Leonardo DiCpario, alguns governadores atenderam ao chamado feito pelas redes sociais e anunciaram novas medidas.

Através de um vídeo, que foi divulgado durante o evento global, os políticos brasileiros se comprometeram com novas metas. O governo do Pará, que é o campeão nacional em desmatamento da Amazônia, afirmou que irá reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 86% até 2036 e zerá-las a partir de 2050 (aqui vale abrir um parênteses, literalmente: isso só será possível se Barbalho conseguir dar um basta na derrubada da floresta!).

Já o governador do Amazonas disse que, até 2025, será criada uma nova unidade de conservação no estado.

Abaixo, o vídeo que foi transmitido durante a realização do Global Citizen Live:

Em suas redes sociais, Leonardo DiCaprio celebrou a parceria.

“Como resultado de uma colaboração poderosa entre Re:wild, Coldplay e Global Citizen, governadores de três estados da Amazônia no Brasil (Pará, Amapá e Amazonas) estão se comprometendo com a conservação crítica e metas climáticas para um dos lugares insubstituíveis do nosso planeta: a Floresta Amazônica. Os compromissos variam e incluem o abandono do uso de combustíveis fósseis como fonte de energia, a criação de novas áreas protegidas e o fortalecimento da gestão de áreas protegidas estabelecidas e o apoio às comunidades indígenas…. Essas ações não irão beneficiar apenas a Amazônia, mas toda a vida na Terra”.

Agora, é ver pra crer! E cobrar os compromissos!

O Coldplay é uma das bandas mais famosas do mundo (só no Facebook tem 40 milhões de seguidores). A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus discos e tem demonstrado uma preocupação crescente com a questão do impacto ambiental do showbizz. Há dois anos, anunciou que só faria turnês novamente quando os shows fossem mais sustentáveis.

Já DiCaprio é uma das mais fortes e conhecidas vozes em Hollywood na luta pela conservação ambiental e no combate ao aquecimento global. Em 2014, foi nomeado pelas Nações Unidas como Embaixador pela Paz e desde 1998, a fundação que criou e leva seu nome, financia projetos ao redor do mundo para a proteção da biodiversidade, assim como pelos direitos dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras contra os extremos climáticos. Em 2019, ele também se juntou à Earth Alliance, como contamos nesta outra reportagem.

Leia também:
Do espaço, astronauta envia mensagem linda sobre o planeta no lançamento de novo clipe do Coldplay
Leonardo Dicaprio apoia mobilização indígena contra o marco temporal
Leonardo DiCaprio anuncia investimento de milhões para recuperar vida selvagem das Ilhas Galápagos
Greta e DiCaprio: o encontro de dois guerreiros pelo clima
Organização de Leonardo DiCaprio cria Fundo para a Amazônia com investimento inicial de US$ 5 milhões

Fotos: reprodução redes sociais dos artistas

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Com ‘empurrãozinho’ de famosos ativistas globais, governadores de estados da Amazônia fazem novos compromissos pelo clima e pela proteção da floresta

  • 29 de setembro de 2021 em 9:01 AM
    Permalink

    Que bom que não se esqueceram de nós. Estejam à vontade, não façam cerimonia porque a casa é de vocês também. “Tamu” junto e misturado, somos UM. “A união das ovelhas é que faz o leão ir dormir com fome “.

    Resposta

Deixe uma resposta