Com mais de 1 mil mortes de peixes-bois em 2021, Flórida irá alimentar animais famintos

Número recorde de peixes-bois aparecem mortos na Flórida

A situação dos peixes-bois na Flórida fica cada vez mais alarmante. Há alguns anos as autoridades locais acompanham com preocupação o número de mortes cada vez maior desses animais. Para se ter uma ideia da tragédia, em 2001, foi registrado o óbito de 325 deles. Anos depois, a média anual subiu para 500. Mas agora em 2021, já passa de 1 mil mortos. A principal causa é a falta de alimentos: a maioria está morrendo de fome. Nos últimos meses, centenas de carcaças foram encontradas ao longo da costa do estado americano e outros, muito magros, têm sido avistados.

Para tentar contornar o cenário de emergência, uma operação conjunta entre várias entidades, coordenada pelo Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, irá alimentar os peixes-bois por um período temporário para evitar que mais mortes ocorram.

“Entendemos a importância de uma resposta urgente. Nossas agências e parceiros considerarão cuidadosamente todos os aspectos de um teste de alimentação de curto prazo”, disse Shannon Estenoz, secretário assistente do Departamento de Interior para Peixes e Vida Selvagem e Parques. “É fundamental que ajudemos os peixes-bois a curto prazo com ações que sejam compatíveis com seu bem-estar e resiliência de longo prazo”.

As equipes envolvidas no trabalho farão o resgate desses animais, quando necessário, e os alimentarão, manualmente, com alface.

Extremamente dócil, o peixe-boi é um gigante das águas. Pode chegar a pesar 600 quilos e medir até quatro metros de comprimento. Herbívoro, se alimenta da vegetação encontrada no fundo do mar. Todavia, a poluição da água e a proliferação em massa de uma alga vermelha tóxica têm matado essa espécie de grama marinha.

Um dos principais pontos onde a ação será feita é no estuário de Indian River Lagoon, habitat de 1/3 dos peixes-bois dos Estados Unidos, que em algum momento vivem ali. O local teve uma perda de quase 60% de sua vegetação na última década e apresenta uma enorme quantidade de micropartículas de plástico em suas águas.

De acordo com estimativas, em 2017 a população de peixes-bois na Flórida era de aproximadamente 6.600 indivíduos. Dois anos depois, em 2019, no último censo feito até agora, percebeu-se uma queda: foram contabilizados 5.733 animais. Há um temor que a espécie desapareça por completo do estado.

Existem quatro espécies de peixe-boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, no Brasil, mais especificamente na Amazônia. O da Flórida, chamado de manati, em inglês, é o Trichechus manatus latirostris.

Com mais de 1 mil mortes de peixes-bois em 2021, Flórida irá alimentar animais famintos

Leia também:
Vítimas de caça ilegal ou captura acidental, peixes-bois da Amazônia serão devolvidos à natureza
Pesquisadores e ator oferecem recompensas por informações sobre autor da gravação do nome de ‘Trump’ em peixe-boi
Depois de oito anos, peixe-boi Raimundo volta à natureza novamente

Fotos: domínio público/pixabvay (abertura) e NOAA/unsplash

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.