Com imagem de Saturno, brasileiro fica entre finalistas de maior prêmio mundial de fotografias espaciais: o “Astronomy Photographer of the Year”
Uma iniciativa de quatro renomados museus britânicos, o Royal Observatory, Queen’s House, National Maritime Museum e Cutty Shark (Royal Museums Greenwich), o concurso “Astronomy Photographer of the Year” está em sua 14a edição e este ano recebeu mais de 3 mil imagens de fotógrafos de 67 países. As fotos revelam registros e flagrantes impressionantes do espaço feitos em todo o mundo. E entre os finalistas anunciados há poucos dias está o brasileiro Flávio Fortunato.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), há anos Fortunato é apaixonado por planetas, astros e o espaço. Sua foto, que abre este post, ficou entre as selecionadas pelo júri da competição internacional. Feita no ano passado, ela mostra Saturno rodeado por suas luas.
“Tive a sorte de capturá-lo em um momento em que as luas estavam distribuídas quase simetricamente ao redor do planeta, ajudando a tornar a composição harmoniosa. Foi uma foto emocionante de fazer porque o ambiente durante a noite era muito calmo e eu sabia que a imagem final teria uma qualidade melhor de outras fotos que eu vinha tirando em noites turbulentas”, contou ele.
Para fazer esse tipo de imagem, o brasileiro utiliza um telescópio voltado justamente para esse tipo de fotografia e também uma câmera dedicada de alta performance, com alta sensibilidade.
Os vencedores desta edição do Astronomy Photographer of the Year serão anunciados em setembro.
Confira abaixo algumas das outras belíssimas imagens finalistas:
No limite, por Jason Guenzel
Milford, Michigan, Estados Unidos
NGC 6888, a Nebulosa Crescente, por Bray Falls
Auberry, Califórnia, Estados Unidos
Beira do rio Funakawa na primavera, por Takanobu Kurosaki
Asahi, Shimoniikawa, Toyama, Japão
Via Láctea, por Abhijit Patil
Death Valley, Califórnia, Estados Unidos
Costa do Oregon, por Marcin Zając
Oregon, Estados Unidos
Lua do Equinócio, por Hannah Rochford
Glastonbury, Somerset, Reino Unido
Uma saga islandesa, por Carl Gallagher
Imagem da aurora-boreal em Patreksfjörður, Westfjords, Islândia
Fotos: divulgação Astronomy Photographer of the Year
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.