PUBLICIDADE

Com drone, pesquisadores encontram orquídea raríssima no alto de um jequitibá centenário

Com drone, pesquisadores encontram orquídea raríssima no alto de um jequitibá centenário

O uso de drones está sendo cada vez mais utilizado como um tecnologia em prol da pesquisa científica e da conservação ambiental. Lugares de difícil acesso, que antes pesquisadores não conseguiam atingir, agora podem ser estudados. Este é o caso do vídeo feito no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), uma unidade de conservação localizada no Espírito Santo.

Pesquisadores do local estavam fazendo o monitoramento da região, quando se depararam bem no alto de um jequitibá (Cariniana legalis) centenário com uma espécie de orquídea, a Cattleya warneri, classificada como “criticamente ameaçada de extinção” no estado, ou seja, um passo antes de desaparecer da natureza.

O jequitibá fica nas margens de uma estrada principal e próximo a uma fazenda. Está isolado numa área de pasto e por isso chama a atenção pelo porte e exuberância.

“Contudo, essa árvore tem algo mais que nos chamou a atenção. Com a aproximação feita por drone, conseguimos identificar plantas epífitas (que vivem sobre outras) presas ao seu tronco e galhos. Encontramos ao menos quatro outras espécies de plantas dos grupos das orquídeas, araceaes, bromélias e cactos”, contaram os pesquisadores nas redes sociais do Monast. “Além é claro, do bem-te-vi, que ficou muito incomodado com a nossa presença por ali”.

A equipe divulgou esse vídeo lindo abaixo e escreveu ainda: “Esse exemplo nos dá a ideia de como é na floresta. A princípio parece que só vemos árvores, mas cada uma delas propicia que uma infinidade de outras vidas se estabeleçam”.

A orquídea da espécie Cattleya warneri é nativa do Espírito Santo e de Minas Gerais, também pode ser observado ao norte do Rio de Janeiro e no sul da Bahia. Ela começa a surgir em altitudes de 100 a 200 metros e chega até os 800 metros. É uma planta que gosta de luminosidade e muita umidade.

Infelizmente como outras espécies de orquídeas ela sofre não apenas a ameaça da perda de habitat, mas também a exploração comercial abusiva.

Leia também:
Pétalas de nova espécie de orquídea parecem feitas de cristal
Espécie de orquídea considerada extinta há 120 anos é redescoberta
Orquídeas terrestres: dos sopés das florestas para a sua casa
Orquídeas: para cuidar é preciso conhecer

Foto de abertura: snotch from Sapporo, Hokkaido, Japan, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE