
Desde que começou a trabalhar no Pantanal, em 2021, o biólogo, fotógrafo de natureza e guia Gustavo Gaspari sonhava em registrar uma onça-pintada predando uma sucuri. Na semana passada, numa das expedições que promove com sua agência Yara EcoSafari, ele finalmente flagrou esse momento.
A protagonista da cena emocionante foi Abril, uma jovem fêmea com cerca de três anos que, segundo Gaspari, “não é muito de aparecer”.
O ataque a uma sucuri amarela (Eunectes notaeus) ocorreu às margens do Rio Piquiri, no Parque Estadual Encontro das Águas. Localizado na região de Porto Jofre, esse parque é considerado o lugar com a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
Enquanto ela caminhava com a cobra na boca, parou um instante e olhou na direção de Gaspari. O biólogo flagrou rapidamente a elegância e o olhar de Abril e a incrível combinação dos desenhos e das cores das peles dos dois animais. Em seguida, produziu um vídeo de Abril indo embora com sua presa, certamente à procura de um lugar mais tranquilo para degusta-la.

“Presenciar esse momento impressionante foi a realização de um sonho!”, disse ele, que também é mestre em Ecologia e Evolução e presta consultoria ambiental, atuando no monitoramento de fauna silvestre no bioma.
Com sua agência, Gaspari conduz experiências que “aproximam as pessoas da incrível biodiversidade do Pantanal”, conta. “Acredito que a fotografia e o contato direto com a natureza são ferramentas poderosas para inspirar respeito, cuidado e conservação”.
Sobre as imagens que registrou, ele destaca: “Cenas como estas revelam não apenas a força e a adaptabilidade da onça-pintada (Panthera onca), mas também como espécies-chave desempenham papel essencial na manutenção do equilíbrio de todo o ecossistema”.
E completa: “O ecoturismo, quando praticado de forma responsável, é um grande aliado da conservação — gerando renda para comunidades locais e fortalecendo os motivos para se manter a natureza viva e protegida”.
A seguir, assista ao vídeo de Gustavo Gaspari:
______
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Foto (destaque): Gustavo Gaspari





Se fosse uma sucuri adulta quem teria sido a presa era a onça. kkkkkk