PUBLICIDADE

Cientistas se unem em campanha contra a fome e divulgam lista de ONGs para doações de alimentos

Cientistas se unem em campanha contra a fome e divulgam lista de ONGs para doações de alimento

“A fome voltou ao Brasil com muita força! Dados recentes mostram que pelo menos 19 milhões de pessoas, em nosso país, estão passando fome e cerca de 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar”, declara Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP, em vídeo da campanha Coalizão contra a fome – A ciência de mãos dadas com a cidadania, que você pode assistir no final deste post.

A falta de segurança na alimentação é identificada quando, em uma casa, não há disponibilidade e acesso fácil aos alimentos e seus moradores correm risco de inanição.

O pesquisador alerta para este cenário de emergência, que já vinha sendo registrado desde 2017 – voltamos ao mapa da fome!! – e foi intensificado pela queda de renda da população.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, de setembro de 2020, o IBGE confirmou que o Brasil voltou ao a esse mapa cruel em 2018. E continua “firme e forte” neste ranking.

Soma-se a isso o valor definido para o auxílio emergencial durante a pandemia, que é insuficiente para alimentar uma família durante um mês, e que, por isso, é preciso uma reação imediata da sociedade.

“Além de fazer ciência temos que fazer ciência cidadã, ajudando a mitigar esse problema da fome”, destaca.

Artaxo faz parte do grupo de cientistas de várias universidades públicas brasileiras – a Coalizão Ciência e Sociedade -, que se mobilizou para lançar esta ação nas redes sociais e incentivar os cidadãos a ajudarem na luta contra a fome no país. Como?

Por meio de doações de alimentos a ONGs e movimentos que organizam a distribuição para as populações vulneráveis. Se você não sabe para quem doar, veja lista abaixo selecionada pela Coalizão.

Criada em fevereiro de 2019, a Coalizáo trabalha na divulgação de informações científicas na área socioambiental, buscando subsidiar a avaliação de políticas públicas no país. A instituição esta presente nas seguintes redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Para que ONGs doar

Eis a lista de organizações que recebem doações de alimentos e trabalham na distribuição, divulgadas pela Coalizão:

ATUAÇÃO EM TODO O BRASIL

REGIÃO SUDESTE

REGIÃO NORTE

REGIÃO NORDESTE

REGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO SUL 

Agora, assista aos apelos dos pesquisadores: Paulo Artaxo, Mercedes Bustamante e Leandra Gonçalves:

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE