PUBLICIDADE

Cientistas criam o primeiro mapa com a distribuição global de espécies de abelhas

Cientistas criam o primeiro mapa com a distribuição global de espécies de abelhas

Há muito tempo os cientistas já alertam sobre o declínio da população de insetos no mundo inteiro, provocado pela perda de habitat, desmatamento e uso de agrotóxicos nas lavouras. A consequência na queda do número de polinizadores, como as abelhas, é um risco à segurança alimentar do planeta: eles são essenciais na produção de diversos cultivos.

Mas um grupo de pesquisadores internacionais acaba de publicar um artigo científico na revista Current Biology em que relatam a elaboração do primeiro mapa com a distribuição global das mais de 20 mil espécies de abelhas conhecidas pela ciência.

Para especialistas, o mapa pode ser um importantíssimo aliado na conservação e para entender melhor, por exemplo, como esses insetos respondem a ameaças, como as mudanças climáticas.

Os cientistas analisaram mais de 5,8 milhões de registros de ocorrência em diferentes partes do mundo para conseguir visualizar onde elas são mais encontradas e o que esses lugares têm em comum.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que abelhas evitam ecossistemas tropicais úmidos e preferem áreas secas e sem árvores, diferentemente de outras espécies, que priorizam ambientes tropicais próximos ao Equador. O estudo revelou que a maior diversidade desses polinizadores vive no Hemisfério Norte, em duas bandas ao redor do globo – principalmente em zonas temperadas.

“Possuir informação sobre a distribuição das espécies contribui para o nosso conhecimento sobre elas, e também, sobre as decisões de conservação e manejo local e regionalmente”, afirmam os autores do estudo.

O mapa mostra que as abelhas se concentram mais em regiões do sudoeste dos EUA, na Bacia do Mediterrâneo, no Oriente Médio e na Austrália, distantes das áreas polares

Leia também:
Petição popular vira lei para proteger abelhas na Alemanha
Vitória proíbe uso de neonicotinóide, agrotóxico que mais mata abelhas no mundo
Abelhas podem estar se tornando ‘viciadas’ em agrotóxicos, revela estudo
Morgan Freeman transforma sua fazenda em um santuário para as abelhas
A beleza das abelhas em 11 retratos incríveis

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayane
Mayane
3 anos atrás

Mapa estranho… parece ter levado em consideração apenas a apis mellifera, sem considerar espécies adaptadas a outros ecossistemas, como as abelhas sem ferrão …

Fabiana Barros
Fabiana Barros
2 anos atrás
Reply to  Suzana Camargo

Me desculpem, mas tem algo de muito errado nessa pesquisa. A começar pela Amazônia onde tem a maior concentração e diversidade de insetos e botânica do mundo não está considerado. Método errado? Interesse de quem essa pesquisa?

ULISSES SIMON DA SILVEIRA
ULISSES SIMON DA SILVEIRA
2 anos atrás
Reply to  Mayane

Nossos meloponideos foram ignorados?

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE