Cientistas alertaram, em 2007, que consumo de animais exóticos era bomba-relógio porque morcego é “reservatório de vírus SARS-Cov”

Cientistas alertaram, em 2007, que consumo de animais exóticos na China era bomba-relógio porque morcego é "reservatório de vírus SARS-Cov"

A pergunta que continua sem resposta: porque não se escuta à ciência? Chegou-se ao conhecimento público recentemente um estudo, publicado em 2007 – isso mesmo, há 13 anos -, em que um grupo de cientistas chineses fez um grave alerta de que o hábito de consumir a carne de animais exóticos naquele país era uma bomba-relógio para a disseminação do SARS-Cov porque o morcego é um enorme reservatório desse tipo de vírus.

O artigo científico publicado na American Society for Microbiology fazia a seguinte pergunta: “Devemos estar prontos para uma nova emergência de SARS?”

O SARS-Cov é um vírus identificado em 2003. Inicialmente seu “habitat” são animais, mas descobriu-se que ele também infecta humanos através do contato com os primeiros. Uma epidemia de SARS, que começou em Guanddong, na China, afetou 26 países e resultou em mais de 8 mil casos há 17 anos.

O novo coronavírus, o COVID-19, pertence à mesma família do SARS, e como os demais, afeta sobretudo as vias respiratórias. A atual pandemia mundial já contaminou 235 mil pessoas, provocou a morte de quase 10 mil e obrigou países inteiros a entrar em quarentena (veja números atualizados aqui).

Em 2007 já havia o alerta sobre umA possível nova epidemia de SARS

No final de fevereiro, quando o surto do coronavírus já tinha atingido seu ápice na China, o governo daquele país decidiu proibir o consumo de animais selvagens. A decisão incluiu a caça, o comércio, o transporte e o consumo de todos os animais selvagens terrestres, criados em cativeiro ou capturados, como burros, morcegos, veados e pangolins.

Infelizmente, perante a pandemia global, a medida foi tomada tarde demais.

Alertas de cientistas constantemente ignorados

O que mais causa consternação no caso do alerta acima, feito por cientistas em 2007, é que ele foi completamente desprezado.

E ele não foi o único.

Na semana passada, um editorial da renomada revista Science criticou o total desprezo às evidências científicas e cortes em pesquisas feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que agora pede pressa no desenvolvimento de uma vacina contra o COVID-19.

No texto, o cientista e editor-chefe da publicação, Holden Thorp, diz ““Faça-nos um favor, presidente. Comece a tratar a ciência com respeito”. No artigo, destaca-se como, ao longo dos últimos quatro anos, Trump tem repetido, por exemplo, como o aquecimento global não existe e como menosprezou a opinião de cientistas em órgãos governamentais.

O desprezo pela ciência se repete também no Brasil, onde o presidente Jair Bolsonaro afirmou, muitas vezes, que a pandemia do coronavírus era um “estardalhaço da mídia” e ignorou as recomendações de médicos e especialistas sanitários e incentivou aglomerações de pessoas, durante as manifestações pró-governo, no último final de semana, e saiu pelas ruas apertando a mão da população – um ato de completa irresponsabilidade, duramente criticado dentro e fora do país.

Outro caso, idêntico, de como se tem ignorado a ciência e sofrido as consequências por isso, aconteceu na Austrália, durante a última e trágica temporada dos incêndios florestais. Em 2007, os cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU) falaram, relataram e fizeram alertas em seu 4o. relatório de avaliação.

O documento já revelava um panorama perigoso e destacava o impacto do aquecimento global relacionado ao fogo, destacando o risco de incêndios naquele país. Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro, Scott Morrison negava os efeitos da crise climática, continuava investindo na exploração de combustíveis fósseis e ia contra políticas de redução de gases de efeito estufa (leia mais nesta outra reportagem).

Até quando?

Até quando líderes globais continuarão ignorando os alertas da ciência e deixando que milhares de pessoas percam suas vidas e o planeta seja impactado?

*Com informações da Organização Mundial de Saúde

Leia também:
Primeira morte por coronavírus no Brasil destaca importância de prevenir, de se isolar e de doar sangue
Supermercados em diversos países criam horário exclusivo para idosos para protegê-los do coronavírus
Artistas criticam fãs por irresponsabilidade perante coronavírus
Por causa do coronavírus, chef José Andrés transforma seus restaurantes em cozinhas comunitárias para pessoas carentes
Pesquisadores da USP estão desenvolvendo vacina contra o coronavírus

Foto: Department of Environment & Primary Industries/Creative Commons/Flickr

6 comentários em “Cientistas alertaram, em 2007, que consumo de animais exóticos era bomba-relógio porque morcego é “reservatório de vírus SARS-Cov”

  • 19 de março de 2020 em 6:40 AM
    Permalink

    Concordo mas a ciência e os cientistas não podem se tornar uma religião, com dogmas inquestionáveis e autoridades que se acham acima de tudo que é humano. Não é por acaso que ciência, religião e política tem seus códigos de ética particulares e corporativistas, com uma moral própria, apartada e até conflitante com a que é compartilhada na sociedade.

    Resposta
    • 24 de março de 2020 em 2:45 PM
      Permalink

      Se numa situação como a que o mundo todo está enfrentando, tanto à religião como a política, tem que se curvar à ciência. Todas tem de andar lado a lado, cientes de seus verdadeiros papéis !

      Resposta
  • 24 de março de 2020 em 2:41 PM
    Permalink

    Lamentável e que políticos sem cultura e escrúpulos possam dirigir países e tomar decisões que tocam todos. Lamentável e que lideres religiosos se queiram afirmar como os salvadores da pátria sem bases que fundamentem inquestionavelmente as suas afirmações. Quanto a ciência e cientistas, são pessoas que estudaram, se especializaram nas mais diversas áreas e que nas matérias a que diz respeito, são a maior autoridade a nível Mundial. Portanto nao questione aqueles que com todo o direito afirmam através de estudos sustentados em factos, sobre as diferentes matérias abordadas. Esses são sem margem de duvida dos 3 grupos os únicos com credibilidade para questionar políticos e suas politicas bem como vendedores da cobra que e o caso das maiorias religiosas.

    Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 7:59 AM
    Permalink

    Infelizmente essa é uma realidade constante do ser humano: ignorar as evidências não só da ciência, mas as orientações de Deus.
    Queria apenas discordar de uma colocação referente ao presidente.
    O presidente fez um pronunciamento dia 12 de março (https://redenacionalderadio.com.br/convocacao-de-rede/rede-obrigatoria/12-03-20-pronunciamento-do-presidente-jair-bolsonaro)
    “…incentivou aglomerações de pessoas, durante as manifestações pró-governo, no último final de semana…”
    Não vi incentivo do mesmo pra população sair para as ruas, pelo contrário pediu a população pra ficar em casa.
    Mas ele não podia obrigar as pessoas a ficarem em casa.
    Deveria obedecer as recomendações médicas.

    Resposta
  • 11 de maio de 2020 em 7:46 PM
    Permalink

    A natureza prodigaliza fartura e variedade em cada grão porque “na terra, em nela se plantando tudo dá”, eis a questão. No entanto o ser humano continua sendo o primitivo homem das cavernas, portando celular, vestindo terno e gravata mas se alimentando dos despojos de animais, exatamente como o faziam seus bárbaros ancestrais. Itens macabros e esdruxulos continuam sendo degustados por conta dessa fome insaciável de consumir o sangue e a carne dos animais, pouco ou nada importando a especie, ainda que milhares de opções nutritivas, saborosas e saudáveis se lhes apresentem, coloridas e variadas brotando, exuberantes da sagrada e bendita terra para que as usemos, compartilhando a colheita e distribuindo as frutificacoes. Ainda não somos os racionais que pensamos ser e anos luz nos separam dos superiores que erroneamente nos julgamos, presunçosos, vaidosos, egoístas e tolos. Temos o que merecemos, nem mais nem menos, prova disso está aí, colhemos o que plantamos.

    Resposta
    • 11 de abril de 2021 em 2:23 PM
      Permalink

      Li atentamente as respostas dadas aqui nos comentários, falou-se de tudo e todos, menos, dos principais responsáveis por tudo de ruim que o mundo vem passando, os chineses!
      Os péssimos hábitos alimentares desse povo, comem cachorro, gato, insetos, etc… e, morcegos!!!!!
      Animal que tem o covid no organismo.
      Que medo (ou conivência?) é esse que o resto do mundo tem em apontar os culpados?
      A China deveria indenizar o mundo, e não, ser protegida pela OMS como tem acontecido.
      Não tenho nada contra o povo chinês, eles, assim como o resto do mundo, são vítimas do governo comunista que vivem.
      #VirusChines

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.