Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para abelhas

Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para as abelhas

Se, algum dia, as abelhas desaparecerem por completo do planeta, a humanidade estará definitivamente condenada. Por isso, protegê-las e garantir que tenham um habitat saudável é imprescindível para nossa sobrevivência

Ao identificar o declínio da população de abelhas, a Holanda resolveu agir. O país tem 358 espécies, mas metade desses indivíduos está em risco de extinção e incluída na lista vermelha

A primeira iniciativa foi lançada na província de Utrecht, que fica bem no centro do país e é muito conhecida por seus canais. 

O conselho municipal desenvolveu um projeto lindo para transformar 316 pontos de ônibus em santuários de abelhas

Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para as abelhas
Foto: Barbra Verbij / Clear Channel

Os telhados das estruturas desses pontos foram cobertos por diversas espécies de plantas e flores para estimular a polinização, o que acabou resultando em locais ainda mais aconchegantes e saudáveis.

O projeto ajudou a aumentar os espaços verdes da cidade, equilibrando a temperatura, reduzindo a poluição – já que captura a poeira fina – e armazenando a água da chuva

E tudo isso contribui para combater as mudanças climáticas, que é uma grande preocupação da prefeitura. 

Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para as abelhas
Foto: Barbra Verbij / Clear Channel

Painéis solares, ônibus elétricos e a adesão dos moradores

Ainda faz parte de seus planos, a instalação de painéis solares em pontos de ônibus também. 

A substituição dos ônibus a diesel por elétricos – movidos a energia eólica produzida pelos famosos moinhos de vento holandeses – já começou. Há dez em circulação e a meta é ter uma frota carbono neutro – livre de emissões de gases de efeito estufa – antes de 2028. 

Ainda faz parte do plano de Utrecht o incentivo aos motoristas a respeitarem o meio ambiente por meio de prêmios. E moradores que transformam seus telhados em verdes ou ecológicos também recebem subsídios.  

E tudo isso, obviamente, ainda contribui para tornar mais saudável o ambiente para abelhas e zangões. Que tal um projeto assim na sua cidade?

Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para as abelhas
Foto: Barbra Verbij / Clear Channel

Leia também:
Cientistas criam o primeiro mapa com a distribuição global de espécies de abelhas
Morgan Freeman transforma sua fazenda em um santuário para as abelhas
A beleza das abelhas em 11 retratos incríveis
Londres cria corredor de abelhas com 11 quilômetros de flores para atrair e preservar insetos polinizadores
Cadê as abelhas, os besouros e as formigas que estavam aqui? Estudo revela dramático declínio de insetos no planeta


Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta