Chile vai criar reserva marinha gigante contra pesca predatória

Reserva marinha no Chile será uma das maiores do mundo

Durante conferência Our Ocean sobre a proteção dos oceanos e recursos marinhos do Chile, realizada hoje (5), em Valparaíso, a presidente chilena Michelle Bachelet anunciou a criação de uma extensa reserva marinha contra a pesca predatória e a exploração de petróleo.

Bachelet declarou como zona de proteção integral uma área de 631.368 km², ao redor da Ilha de Páscoa e ao largo da costa leste do Pacífico. A área da reserva marinha quase equivale ao tamanho do próprio Chile, que tem 756.945 mil km².

A presidente acredita que a decisão deve proteger 27 espécies e as populações que pescam nesses locais, uma vez que a nova reserva marinha abrange uma área rica em biodiversidade. O projeto também prevê pequenas áreas onde a pesca sustentável será permitida.

Na mesma conferência, os Estados Unidos apresentaram um plano para regular o comércio da pesca em escala mundial. A ideia é unir governos de todo o mundo contra navios de pesca ilegal, que serão rastreados via satélite pela agência norte-americana National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA). Segundo estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 29% das reservas de peixes são exploradas além do recomendado.

A conferência ainda abordará a acidificação dos oceanos e a poluição marinha por pesticidas, fertilizantes e lixo plástico.

Foto: Domínio Público

2 comentários em “Chile vai criar reserva marinha gigante contra pesca predatória

  • 7 de outubro de 2015 em 4:49 PM
    Permalink

    Toda a pesca é predatória, somos predadores! Atualmente esta sendo mais usado o termo “pesca insustentável” que se enquadra em praticamente toda a pesca industrial. Combater a pesca ilegal, como os Estados Unidos propõem, com essas parcerias, é usar da expertise para promoção. Difícil é combater a pesca insustentável praticada pela maioria das grandes potencias do mundo com cotas acordadas para suprir demandas do mercado mundial de pescado. É comum barcos estrangeiros industriais pescarem em águas brasileiras sem permissão. Não temos fiscalização! Assim como muitos outros países em desenvolvimento. Então, espero que o Chile consiga fiscalizar toda essa área marinha, pq, esse é o maior desafio em criar áreas de proteção marinhas, caso contrário não cumprirá seu propósito.

    Resposta

Deixe uma resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.