Chico Bento vai ao Pantanal!

O ‘caso de amor’ de Chico Bento com o Pantanal não é recente. Em 2014, ele foi escolhido pelo WWF Brasil como embaixador do bioma e, assim, se juntou ao panda (símbolo da organização) para lutar contra o desmatamento na região e recuperar e preservar suas nascentes. Nada mais perfeito já que essa recuperação é uma das estratégias dos programas ‘Água para a Vida’ e ‘Cerrado Pantanal’, do WWF, além disso, o conhecido e simpático personagem caipira da Turma da Mônica – muito querido por crianças e adultos -, ama a natureza.

Na época, o estúdio do desenhista Maurício de Sousa (parceiro do WWF nessa empreitada) produziu animação de 30 segundos para conscientizar a todos sobre a importância dos rios para conservar o meio ambiente e a qualidade de vida de todos nós (assista no final deste post).

Fala-se muito de Amazôniaa floresta mais pop do planeta -, mas o Pantanal precisa urgentemente ser reconhecido pelos brasileiros também para ser preservado. Ele é a maior planície alagável do mundo e reúne ampla biodiversidade de fauna e flora, além da água que ‘abastece’ o país. Por isso é conhecido também como o Berço das Águas.

Em 2013, pesquisa realizada pelo Ibope apontava que, em 26 estados, duas em cada três pessoas não sabia identificar em qual região do país está o Pantanal. Muito menos sua importância para nossa sobrevivência. Em 2014, o WWF Brasil participou de um pacto com governos municipais (25 cidades), estaduais e federal, setor privado e instituições da sociedade civil para restaurar as cabeceiras do rio Paraguai e afluentes, responsável por 30% da água que banha a planície pantaneira, conhecida também como caixa d’água do Pantanal.

Agora, Chico Bento e WWF Brasil anunciam o lançamento de um gibi sobre a viagem do personagem ao Pantanal, que explica a respeito desse pacto e de sua importância para a manutenção do bioma.

A história conta que Chico Bento vai com a mãe e o pai visitar a prima Juma no Pantanal. Os dois saem para pescar e a menina fica desolada ao ver o rio sujo e seco em algumas partes. Mas eles também encontram uma pessoa muito interessante que os ensina como é possível cuidar do Pantanal, também orientando todos da região a preservá-lo.

Para reforçar o aprendizado sobre o bioma, o gibi também oferece passatempos como palavras cruzadas, caça-palavras e outros jogos.

Mas o gibi não estará à venda nas bancas! Será distribuído pelo WWF Brasil em escolas públicas do Mato Grosso – estado onde está situado o Pantanal – e, em seguida, pelo resto do Brasil. A Maurício de Sousa Produções também manterá distribuição temporária do gibi no Parque da Mônica, no Shopping SP Market, em São Paulo.

Agora, assista à animação criada por Maurício de Souza para a campanha de preservação das nascentes no Pantanal em 2014:

Imagens: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.