Chico Bento é nomeado Embaixador do WWF-Brasil

Chico Bento é nomeado Embaixador do WWF-Brasil

Em 2014, Chico Bento, um dos personagens das histórias em quadrinhos do desenhista Mauricio de Sousa, já tinha se tornado “Embaixador do Pantanal”. O título havia sido dado pela organização WWF-Brasil e ele se juntava à luta contra o desmatamento no bioma e pela recuperação e preservação de suas nascentes (leia mais aqui).

Agora, a parceria com este personagem tão simpático e carimástico vai mais longe. Chico Bento acaba de ser nomeado “Embaixador do WWF-Brasil”. A ideia é que, através de suas histórias, ele promova ainda mais ações de educação ambiental e conscientização em defesa da natureza.

Francisco Antônio Bento, mais conhecido carinhosamente como Chico Bento, foi criado em 1961. O menino que mora em uma fazenda no interior de São Paulo é inspirado em um tio-avô do cartunista. No início, o personagem caipira era um coadjuvante, mas ficou tão querido, que em 1982, ganhou sua própria revista.

Ao longo das últimas décadas, a simplicidade e a ingenuidade de Chico Bento já encantaram várias gerações de crianças e adultos.

A parceria entre o WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções prevê a inserção de importantes mensagens socioambientais, como o incentivo à reciclagem e reúso e/ou descarte correto de materiais, por exemplo, nas mais diversas áreas e plataformas de conteúdo do grupo, como os gibis, desenhos animados e livros.

“Dessa forma garantimos que o recado seja passado da maneira mais eficaz possível, de forma lúdica e didática. Esse convite ao Chico Bento como embaixador é uma forma de demonstrar que a natureza ao nosso redor merece todo respeito, cuidado e carinho, valores que são demonstrados sempre pelo personagem”, diz Mauricio de Sousa.

Leia também:
Negra e defensora dos animais, Milena é a nova personagem da Turma da Mônica
Mais uma médica brasileira na linha de frente do combate ao coronavírus é homenageada pela Turma da Mônica
Cientistas brasileiras que sequenciaram genoma do coronavírus são homenageadas pela Turma da Mônica
Bióloga Neiva Guedes, a guardiã das araras-azuis, ganha homenagem da Turma da Mônica

Imagem: © Mauricio de Sousa Produções

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta