Chakra, o Invencível: novo super-herói ensina crianças sobre mudanças climáticas

Chakra, o novo super-herói das mudanças climáticas

Raju Rai é um jovem que mora em Mumbai, na Índia. Em seu tempo livre, trabalha como assistente do excêntrico cientista, Dr. Singh. Ao vestir o traje criado por Singh, Raju tem seus pontos de energia, conhecidos como Chakras, ativados, dando a ele superpoderes e tornando-o em um super-herói, que combaterá os efeitos das mudanças climáticas.

Desenvolvido pelo cartunista americano Stan Lee, um dos cocriadores de diversos personagens da Marvel Comics, como Homem-Aranha, Hulk, Thor e X-Man, “Chakra, o Invencível” é o novo quadrinho lançado pela Comics Uniting Nations, uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Graphic India, PCI Media Impact e Reading With Pictures.

A história em quadrinhos fala de maneira divertida e acessível sobre os efeitos do aquecimento global como extinção de animais, enchentes, ondas de calor intenso. Mas Raju e sua melhor amiga, Leela, também ensinam aos amigos sobre novas tecnologias e o uso de energias renováveis, como solar e eólica.

“Quadrinhos unem palavras e imagens para criar uma linguagem universal que consegue dialogar com todos”, acredita Josh Elder, fundador da Reading With Pictures.

Por enquanto “Chakra, o Invencível” só tem versão em Inglês, que pode ser baixada gratuitamente aqui. O lançamento ocorreu ontem (10/12), em Paris, na Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas (COP21). A edição faz parte de uma série de publicações produzida pela Comics Uniting Nations para o universo infantil. Entre os assuntos abordados estão desigualdade de gêneros e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Uma delas, “Heróis pela Mudança, já foi traduzida para o Português.

“Nossa missão é criar novos super-heróis globalizados, que se conectam com o público de Boston a Pequim a Bangalore. Ao produzir grandes histórias em quadrinhos para as crianças, estamos plantando sementes poderosas de mudança, que farão surgir uma nova geração de líderes globais, pensadores e realizadores, mais bem preparados para enfrentar as questões mais prementes do mundo, como mudanças climáticas  e desigualdade de gênero”, declarou Sharad Devarajan, cofundador e CEO da Graphic India.

Assista abaixo o vídeo da Comics Uniting Nations:

 

Imagem: divulgação Comics Uniting Nations

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta