Centro de pesquisa quer ampliar uso do gás natural no Brasil

Tubulação de gás natural em Queensland

A Fapesp e a BG Brasil, empresa do BG Group, anunciaram o resultado da seleção de uma proposta para implantação do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (CIG). As pesquisas que serão desenvolvidas no CIG terão foco em novas aplicações para o gás natural, sua sinergia com outras tecnologias emergentes e em estudos sobre a redução da intensidade de carbono no gás natural e custos ambientais associados.

O projeto será coordenado por Julio Meneghini, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e pesquisador principal do Centro, e por Alexandre Breda, gerente de Projetos Ambientais do BG Group. A sede será na Poli/USP, responsável pelo apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.

A seleção da proposta foi feita com base em pareceres de assessores no Brasil e no exterior sobre as propostas apresentadas em resposta a Chamada Pública, lançada no âmbito do acordo de cooperação assinado entre a FAPESP e a BG Brasil em setembro de 2013.

O CIG contará com apoio de longo prazo da FAPESP, BG Brasil e da USP para desenvolver pesquisa científica de classe internacional nas áreas de Engenharia, Física e Química e em Políticas Energética e Econômica. O contrato entre as instituições será assinado nos próximos meses, celebrando a implantação do CIG.

Foto: BG Group

Deixe uma resposta

Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do país. Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes