PUBLICIDADE

Centenas de cabras e ovelhas estão ajudando a prevenir incêndios em parques de Sacramento, na Califórnia

Centenas de cabras e ovelhas estão ajudando a prevenir incêndios em parques de Sacramento, na Califórnia

Com o fim do inverno nos Estados Unidos e a chegada da primavera e mais adiante, dos meses quentes do verão, autoridades dos estados da costa oeste do país começam a se preocupar com a ocorrência de incêndios florestais. Nos últimos anos, secas prolongadas e altas temperaturas provocaram muita destruição e devastação. Em agosto de 2021, só na Califórnia, 14 mil bombeiros trabalhavam para controlar 17 diferentes incêndios. E ano a ano, a situação só piora.

Mas na cidade de Sacramento o programa de prevenção aos incêndios conta, pela segunda vez, com aliados inusitados e bem sustentáveis: centenas de cabras e ovelhas! Essa é a época do ano em que a grama, ervas daninhas e matos crescem e se alastram mais rapidamente. E daqui a alguns meses, secos com o calor, esses resíduos orgânicos se tornam o combustível perfeito para o fogo.

Graças a um programa piloto do Departamento de Parques de Sacramento, há poucos podiam ser vistas, por exemplo, mais de 1.300 cabras e ovelhas no Parque Regional de North Natomas.

“A prefeitura é responsável por muitos espaços abertos que exigem corte da grama para prevenir os incêndios”, explica Raymond Costantino, gerente de planejamento e desenvolvimento do departamento de parques. “Alguns parques têm acesso limitado para nossos grandes cortadores de grama. Os animais podem chegar onde nosso equipamento não pode”.

Costantino ressalta ainda que o uso de máquinas de cortar grama acaba deixando pra trás grandes quantidades de material vegetal morto, um risco para futuros incêndios. “Estamos ajustando as áreas a serem pastoreadas, a duração do pastoreio, a quantidade de matéria seca residual deixada no solo e a mistura de cabras e ovelhas para nos ajudar a aprender a melhor aplicar este programa a outros parques da região”.

Centenas de cabras e ovelhas estão ajudando a prevenir incêndios em parques de Sacramento, na Califórnia

Os animais utilizados no projeto piloto são fornecidos por ranchos locais. As áreas onde estão “trabalhando” são interditadas ao público.

Impactos da crise climática

Incêndios florestais na Califórnia não são novidade. Sempre aconteceram porque o clima e a geografia da região são propícios a eles. Todavia, nas últimas décadas, a chamada “estação dos incêndios” está mais intensa e longa. Ela tem durado, em média, 105 dias mais do que nos anos 70.

14 mil bombeiros trabalham para controlar 17 diferentes incêndios na Califórnia

Um estudo com dados do Federal Emergency Management Agency (FEMA), agência federal que administra desastres naturais nos Estados Unidos, revela que a extensão dos incêndios mais que triplicou entre 1970 e 2010.

E as previsões de especialistas revelam que, até 2050, a duração da estação dos incêndios deve ganhar 24 dias a mais.

Cientistas do clima não têm medo em afirmar que a tragédia que só se agrava na Califórnia, ano a ano, é mais um dos efeitos do aquecimento global, que torna os extremos climáticos (secas, incêndios, furacões e tempestades) mais fortes e frequentes.

*Com informações do Sacramento City Express

Fotos: BAILEY MAHON on Unsplash (abertura) e domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE