PUBLICIDADE

Censo Demográfico registra mais de 1,6 milhão de indígenas em todo o país, anuncia IBGE

Censo Demográfico registra mais de 1,6 milhão de indígenas em todo o país, anuncia IBGE

Na última segunda-feira, 3 de março, com a conclusão da coleta de dados na Terra Indígena Yanomami (localizada nos estados de Roraima e Amazonas), o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou que existem 1.652.876 indígenas em todo o país.

Esse número ainda deve passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo aumentar até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio.

Na Terra Indígena Yanomami, foram recenseados 16.864 indígenas em Roraima e 10.280 no Amazonas, totalizando 27.144 pessoas.

Esse total inclui 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com o apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O IBGE indica que a operação que possibilitou o recenseamento desse povo envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos. E que as instituições do governo federal vinculadas aos ministérios citados (PRF, Sesai, Funai e Forças Armadas) contaram, ainda, com o apoio do governo de Roraima.
___________________________

Com informações do IBGE

Foto: APIB (aldeia yanomami, no Amazonas)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE