Cão salva a vida do dono, um alpinista ferido, ao ficar durante 13 horas sobre seu corpo, o aquecendo numa montanha gelada

Cão salva a vida do dono, um alpinista ferido, ao ficar durante 13 horas sobre seu corpo, o aquecendo numa montanha gelada

Esta é uma daquelas histórias que parece de filme. Mas é real e aconteceu na Croácia. E mostra a lealdade e a preocupação de um cão com seu dono. North, um filhote de oito meses, da raça malamute-do-Alaska, estava acompanhando o montanhista Grga Brkic, numa montanha com dois amigos.

Mas Brkic sofreu uma queda e não conseguia mais se mover. Os dois outros alpinistas foram então buscar ajuda e o cachorro ficou no local. Durante 13 horas, ele permaneceu sobre o corpo do dono, o aquecendo, no meio da montanha gelada.

Como o homem estava a 1.800 metros de altitude, a equipe de resgate demorou a chegar ao local. Quando chegou lá, reconheceu que sem a presença do animal, Brkic talvez estivesse morto por causa do frio.

“A amizade e o amor entre o homem e o cão não conhecem fronteiras. Em uma série de circunstâncias infelizes, eles escalaram juntos a encosta ontem à tarde. Juntos em momentos felizes e difíceis, é a vida. North passou sem ferimentos, mas seu amigo, um jovem montanhista, não teve tanta sorte. Ele se enrolou com ele e o aqueceu com seu corpo. Sua lealdade não parou nem mesmo com a chegada do resgate… Com este exemplo, todos podemos aprender como cuidar uns dos outros”, escreveu o Hrvatska Gorska Služba Spašavanja, o serviço croata de resgate em montanhas em sua página do Facebook.

Cão salva a vida do dono, um alpinista ferido, ao ficar durante 13 horas sobre seu corpo, o aquecendo numa montanha gelada

North, sobre o corpo de seu dono

Leia também:
Bear, o cão que resgatou mais de 100 coalas após incêndios na Austrália, recebe homenagem internacional
Cães de busca são vitais no resgate de coalas nos incêndios florestais da Austrália
Cães chegam a Miami para servir como apoio emocional a equipes de resgate e sobreviventes de prédio que desabo
u

Fotos: Benjamin Brunner on Unsplash (abertura) e divulgação Hrvatska Gorska Služba Spašavanja

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Cão salva a vida do dono, um alpinista ferido, ao ficar durante 13 horas sobre seu corpo, o aquecendo numa montanha gelada

  • 6 de janeiro de 2022 em 7:03 AM
    Permalink

    Amor incondicional é esse de North pelo seu tutor, sentimento altruísta e superior que anda escasso em alguns humanos que matam “por smor”. Agora, uma dica para o Brkic: após se restabelecer e optar por arriscar barato sua própria vida, por favor, não leve o North junto, tá?

    Resposta

Deixe uma resposta