PUBLICIDADE

Canadá tem 40 incêndios florestais sem controle, menos de um ano após tragédia histórica

Canadá tem 40 incêndios florestais sem controle, menos de um ano após tragédia histórica

Ainda é primavera e estamos longe do começo do verão no Hemisfério Norte, mas o Canadá já enfrenta incêndios florestais em várias regiões do país. No ano passado, populações de cidades inteiras precisaram ser evacuadas porque as chamas se alastravam sem controle, no que foi considerada a pior temporada de incêndios de sua história.

O temor é que a tragédia se repita em 2024. Brigadistas já estão em pleno trabalho, pois há no momento, 132 focos de fogo ativos, sendo que 40 deles fora de controle. Segundo a Canadian Interagency Forest Fire Centre, agência governamental que detem esses dados, até o dia de hoje, 15/05, foram registrados 1.004 incêndios e uma área de pouco mais de 335 hectares foi destruída.

As províncias de Colúmbia Britânica e Alberta, na costa oeste do Canadá, são as principais afetadas. Mais uma vez, a vegetação seca por causa da falta de chuvas e neve no inverno, combinada com ventos fortes, propagam o fogo. Pelo menos 4.700 pessoas receberam ordens para deixar suas casas nas regiões de Fort Nelson e Fort Nelson First Nation.

Como aconteceu em 2023, a fumaça dos incêndios canadenses começou a avançar sobre diversas áreas dos Estados Unidos e a qualidade do ar foi impactada.

O Canadá abriga 9% das florestas do mundo.

“Prevê-se que as alterações climáticas durante o século XXI resultem em incêndios mais frequentes em muitas florestas boreais, com graves consequências ambientais e econômicas. A partir de modelos e cenários climáticos globais, pesquisadores têm analisado como as alterações climáticas e a variabilidade climática podem alterar os padrões de relâmpagos, umidade, temperatura, precipitação e vegetação – todos fatores que podem afetar a ocorrência de incêndios”, alerta a Agência de Recursos Naturais do Canadá. “Existe a possibilidade de que a quantidade de área queimada dobre até ao final deste século, em comparação com as últimas décadas. As florestas boreais, que foram grandemente influenciadas pelo fogo ao longo da história, serão provavelmente especialmente afetadas por esta mudança”.

Equipes sobrevoam o incêndio de Truax Creek, ao norte de Gold Bridge
Foto: BC Wildfire Service

—————————

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Nova York fica com a pior qualidade de ar do planeta por causa da fumaça vinda dos incêndios no Canadá
Imagens de satélite mostram fumaça de incêndios de província petroleira do Canadá chegar ao Ártico

Foto de abertura: BC Parks

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE