PUBLICIDADE

Camiseta criada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga vestirá artistas que participam da campanha por justiça em Brumadinho

Dois olhos marejados, um deles vertendo uma lágrima gigante em vermelho, ilustram a camiseta da campanha ‘Vista Essa Camisa: Brumadinho, Cinco Anos Sem Justiça’, que ainda exibe a frase “Lama ainda está, ainda está a lama, há lama ainda…”. 

A peça foi elaborada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga a convite da Avabrum, associação que reúne familiares e vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão (gerida pela mineradora Vale), que em 25 de janeiro de 2019 matou 272 pessoas (há ainda três desaparecidas), causando uma das maiores tragédias socioambientais do país

“Como todos os brasileiros, também fui atravessado por esse crime ambiental, que foi o rompimento da barragem de Brumadinho, que completa cinco anos agora. E eu fui convidado a criar esta camiseta, esta arte que representa tudo isso, esse choro que vai durar para sempre”, disse Fraga no vídeo que divulgou em suas redes sociais (assista no final deste post).

“É um crime que a gente não pode esquecer. Principalmente porque barragens continuam rompendo no país”, disse o estilista à coluna de Mônica Bergamo, na semana passada. “Acho importante que [a tragédia] seja lembrada o tempo inteiro, e essa indignação nunca seja aplacada”, completou o artista.

Na campanha virtual, elaborada também pelo Projeto Legado de Brumadinho, 85 artistas – entre eles Dira Paes, Marcos Palmeira, Marcelo Novaes, Christiane Torloni e Letícia Spiller -, farão apelos por justiça vestidos com a camiseta, nas versões branca e preta, que ainda não está à venda (explico mais adiante).

Versões em preto e branco / Foto: Legado por Brumadinho

“Os familiares das 272 vidas perdidas no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho jamais esquecerão, e não vamos deixar que esqueçam. Como a arte que Ronaldo Fraga fez para a camiseta, as lágrimas de lama e sangue continuam a ser derramadas, a dor continua latente e nossa esperança por Justiça também”, declarou a  Avabrum, em nota à Bergamo. 

São cinco anos de impunidade! Nenhuma pessoa foi punida ou levada a julgamento devido à tragédia. Assine, então, o manifesto Justiça por Brumadinho, que está com apenas 40.458 assinaturas. A meta atual é 50 mil.

Nas redes sociais, as hashtags escolhidas para marcar as publicações sobre a campanha e as homenagens são: #5anosbrumadinho #brumadinho #justicapelasjoias

Programação em Brumadinho

Além da participação dos artistas em vídeo que será exibido nas redes sociais das duas organizações, a campanha por Brumadinho terá atividades durante quatro dias: 21, 22, 24 e 25/1.

No domingo, logo cedo (21), será realizada a 2ª edição do Memory Day – Passeio Ciclístico em Homenagem às Vítimas, promovida em parceria com Pedalantes Mario Campos. A concentração será às 7h na Praça das Joias, ao lado do Letreiro de Brumadinho. 

Em 22/1, a Avabrum promove o Seminário 5 Anos Sem Justiça: Rompimento da Barragem da Vale, a partir das 8h, com debate aberto ao público e transmissão pelas redes sociais da instituição. 

Em 24/1, será realizada a Carreata Por Justiça, com concentração às 17h no Cemitério Parque das Rosas, que seguirá até o Letreiro de Brumadinho, onde será realizado o Momento de Louvor por Justiça, Encontro, Memória, Direitos dos Familiares, Repetição do Crime, além de oração pelas famílias. 

E, em 25/1, dia em que o crime completa cinco anos, será realizado um Grande Ato em homenagem às “272 vítimas levadas pela lama de rejeitos de mineração da Vale”, com início às 11h, na Praça das Joias e no Letreiro de Brumadinho, transmitido pelas redes sociais da Avabrum. 

Camisetas à venda?

De acordo com a Avabrum, as camisetas com a arte de Ronaldo Fraga foram produzidas para dar visibilidade à luta dos familiares e impedir que as 272 mortes caiam no esquecimento. 

Mas elas ainda não estão disponíveis para venda ao público. Caso a instituição consiga viabilizar essa produção, certamente vai avisar em suas redes sociais. 

A seguir, assista ao vídeo gravado por Ronaldo Fraga sobre sua arte para a campanha, divulgado em suas redes sociais:

Leia também:
4 anos da tragédia de Brumadinho: 272 mortos, 3 desaparecidos, 16 réus e um imbróglio judicial
(janeiro 2023)
Animais voltam a ser observados na região que foi devastada pela tragédia de Brumadinho
Memorial Brumadinho: projeto homenageia vítimas de um dos maiores crimes ambientais da história do país

Foto (destaque): reproduções de vídeo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE