
A partir de agora estão proibidos na Califórnia o transporte, a comercialização ou a criação de polvos em fazendas. A nova lei foi assinada pelo governador do estado, Gavin Newson, na última sexta-feira (30/09). A legislação torna ilegal criar e reproduzir polvos em águas naturais ou em tanques de aquicultura localizados em terras do estado.
Segundo o texto da proposta, que teve apoio dos partidos Democrata e Republicano, “os polvos são animais altamente inteligentes, curiosos e solucionadores de problemas”. Todavia, em vida livre, eles têm hábitos solitários e quando colocados em grande número, em cativeiro, se tornam agressivos, com casos de auto-mutilação, canibalismo e altas taxas de mortalidade. Quando jovens esses animais também preferem se alimentar de presas vivas.
Em marco de 2024, o estado de Washington aprovou a primeira legislação no mundo a proibir a criação de polvos, na época considerada histórica.
Em 2021, a organização Compassion in World Farming International publicou o estudo Octopus Farming: A Recipe for Disaster, em que apresenta evidências científicas mostrando que a criação de polvo não é apenas cruel, mas também prejudicial ao meio ambiente.
“Esta proibição na Califórnia representa uma vitória significativa para os animais. A evidência é clara: polvos são criaturas naturalmente solitárias e sencientes e sofreriam imensamente nos limites de uma fazenda intensiva”, afirma Elena Lara, pesquisadora chefe da organização. “A proibição da criação e da venda da carne de polvos cultivados estabelece um precedente importante para evitar que essa prática cruel se estabeleça em outras partes do mundo.”
Há um projeto de lei em tramitação também no Congresso dos Estados Unidos, o Octopus Act, que pode banir a criação comercial de polvos em fazendas em todo o país, assim como a importação desses animais provenientes de cultivo em tanques.
—————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Quase um milhão de pessoas assinam petição contra primeira fazenda do mundo de polvos: animais serão congelados vivos
Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas
Cientistas descobrem algo mais que conecta os polvos aos seres humanos
Cientistas descobrem que os cérebros humano e dos polvos têm um mesmo tipo de gene
Foto de abertura: Maximilian Schäffler on Unsplash




