PUBLICIDADE

Cacatua de gangue é declarada oficialmente em risco de extinção pelo governo da Austrália

Após o anúncio no mês passado de que os coalas passam a ser classificados como ameaçados de extinção em várias regiões da Austrália, o governo daquele país vem novamente a público para declarar que outro animal enfrenta um sério risco de desaparecer. Desta vez é uma ave, a cacatua gangue (Callocephalon fimbriatum), símbolo da bandeira do Território da Capital Australiana.

Após a recomendação de cientistas, a ministra do Meio Ambiente, Sussan Ley, anunciou que a partir de agora a cacatua gangue também entra para a lista de animais protegidos.

A espécie, que antes era encontrada em grandes números na região de Canberra, já tinha sofrido um enorme declínio em sua população nas últimas décadas. Todavia, após os incêndios florestais que devastaram a Austrália entre o final de 2019 e o começo de 2020, a situação ficou ainda pior.

Estima-se que a queda nos números de indivíduos tenha chegado entre 15% a 69%.

A cacatua gangue – gang-gang cockatoo, em inglês -, é uma ave pequena, cinza. Mas os machos se diferem das fêmeas pelo pelagem vermelha na cabeça.

Há poucas semanas Sussan Ley já tinha anunciado um financiamento de U$ 700 mil a projetos de conservação para a espécie. “Com eles teremos informações adicionais, como a identificação de requisitos críticos de alimentação e recursos de nidificação, comportamento de forrageamento e dinâmica populacional e diversidade genética”, afirmou. “Vamos pedir ainda a cientistas cidadãos que se envolvam gravando seus avistamentos dos pássaros, bem como observações sobre comportamentos nos ocos de nidificação e o que esses pássaros estão comendo”.

A Austrália possui uma diversidade enorme de aves. O país é o habitat de cerca de 830 espécies e quando levado em conta as ilhas vizinhas, quase uma em cada dez das 10 mil espécies de aves vivas do mundo estão naquele lado do mundo. E aproximadamente 45% delas são endêmicas dali, ou seja, só existem lá e em nenhum outro lugar do planeta.

Leia também:
Disco com cantos de aves em risco de extinção bate Taylor Swift, ABBA e Mariah Carey na parada dos mais ouvidos da Austrália
Um minúsculo e moderno equipamento foi criado para monitorar os pegas-australianos… Mas, espertos, eles se uniram pra se livrar dele
Com vídeos de seus “visitantes” na varanda, australiana conquista milhões de fãs no TikTok

Foto:

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE