PUBLICIDADE

Buriti, jaci e jarina são inspiração para camisa da Seleção Feminina de Futebol, que celebra a biodiversidade da Amazônia

Buriti, jaci e jarina são inspiração para camisa da Seleção Feminina de Futebol, que celebra a biodiversidade da Amazônia

Não conseguimos levar o título da Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas que o uniforme que os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol era lindo, isso era! Feita com material reciclado de garrafa plástica, a camisa foi inspirada na garra e na beleza das onças-pintadas. A coleção, batizada de “Garra Brasileira”, apresentava em várias peças as pintas, em formato de rosetas, desses felinos.

E em 2023 é a Seleção Feminina de Futebol que ganha também uma camisa nova, que celebra a biodiversidade da Amazônia e do Brasil. A coleção “Mãe Natureza” será usada pela atletas brasileiras na Copa do Mundo Feminina de Futebol, entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

Com inspiração nas folhas do buriti, jaci e jarina, palmeiras encontradas em nosso país, a camisa principal é amarela e tem ao fundo as folhagens e detalhes verdes na gola e na manga. Já o segundo uniforme, assim como o masculino, é azul e apresenta as folhas das palmeiras tropicais, em verde, nas mangas.

Buriti, jaci e jarina são inspiração para camisa da Seleção Feminina de Futebol, que celebra a biodiversidade da Amazônia

Na parte interna das duas camisas, na altura da nuca, há ainda um grafismo especial em homenagem à Mãe Natureza, “em uma referência à inigualável Floresta Amazônica e seu bioma”
(Foto: divulgação Nike)

O lançamento do novo uniforme aconteceu há poucas semanas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike, patrocinadora da seleção. A campanha conta não apenas com as jogadoras do time, entre elas, Debinha, Bia Zaneratto e Kerolin, mas ainda outras celebridades do universo feminino como a skatista Pâmela Rosa, a cantora Ludmilla e a atriz Bruna Linzmeyer.

“A floresta não está separada da gente, somos parte dela e talvez a gente precise entender que o cuidado com a terra é também um cuidado com a gente”, diz Bruna. “Quando eu penso em mãe natureza, penso nas pessoas que tiram seu sustento da floresta e que têm um respeito por essa troca”.

A coleção Mãe Natureza tem também outras peças, como jaquetas, camisetas sem manga e outros estilos de camisas que podem ser usadas por todas as fãs dessa paixão nacional.

Material reciclável e proteção extra para os dias da menstruação

Assim como no uniforme da seleção masculina, as camisas das meninas brasileiras também são confeccionadas com 100% de poliéster feito de garrafas plásticas recicladas. Ainda segundo a Nike, “os acabamentos foram produzidos a partir de sobras de produção que não chegam ao consumidor, de tênis usados pós-consumo arrecadados por um programa da marca e de calçados que não podem ser vendidos”.

Para evitar o desperdício desnecessário de materiais e o eventual descarte dos mesmos, todos os protótipos das peças foram elaboradas apenas digitalmente.

Outra inovação no uniforme é uma proteção menstrual integrada aos shorts, que pode ser usada embaixo do calção de jogo.

“Jogadoras profissionais jogam dois tempos de 45 minutos sem pausas. Muitas nos disseram que podem passar vários minutos em campo preocupadas com a possibilidade de apresentar vazamento de menstruação. Quando mostramos a elas essa inovação, elas nos disseram como estavam gratas por ter esses shorts para ajudar a trazer mais confiança para o campo”, revelou Jordana Katcher, vice-presidente global de vestuário esportivo feminino da Nike.

Buriti, jaci e jarina são inspiração para camisa da Seleção Feminina de Futebol, que celebra a biodiversidade da Amazônia

Campanha que mescla atletas e celebridades
(Foto: divulgação Nike)

*Com informações da CBF

Leia também:
Seleções feminina e masculina de futebol dos Estados Unidos ganharão salários e bônus iguais em todas as competições
Formiga se despede da seleção brasileira de futebol em Manaus: ela foi sempre uma voz pelos direitos das mulheres
Marta adota símbolo da campanha ‘Go Equal’ em suas chuteiras por igualdade de gênero no esporte
Mulheres no Futebol: seleção brasileira disputa Copa Mundial, na França, e terá jogos transmitidos pela TV aberta. Que avanço!

Foto de abertura: divulgação Nike

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE