O casal Trevor Mosher e Audra Rhys, que vive em Middle Sackville, Nova Scotia, no Canadá, já sabia que a família ia aumentar no final do mês de janeiro. Sua buldogue Freya, de três anos, estava grávida e o último exame de ultrassonografia realizado indicava que ela teria sete filhotes.
Assim, no dia 27, Freya entrou em trabalho de parto e, em cerca de duas horas, deu à luz os filhotes tão desejados. Mas, enquanto a fêmea já se preparava para dar de mamar aos pequenos, entrou em trabalho de parto novamente.
Trevor e Audra se mostraram apreensivos: o último filhote surgiu envolto por uma película preta, em vez de translúcida como seus irmãos, o que os levou a pensar que tivesse nascido morto.
Mas logo ele começou a se mexer, a fazer barulho e a tentar se desvencilhar daquela capa, surpreendendo-os novamente: seu pelo era verde.
Foi impossível não acreditar que algo estava errado com aquela bebê, mas assim que Freya foi limpa e pode descansar na companhia dos filhotes, seus tutores correram para pesquisar o fenômeno na internet.
“No Google, escrevemos ‘meu cachorro é verde, o que há de errado’. Aparentemente é um caso muito raro, que já aconteceu algumas vezes em todo o mundo”, contou Trevor ao Global News.
Sim, também há registros de 2020 nas Filipinas e na Itália, como mostrou o site Daily Mail, e os filhotes foram batizados de Wasabi e Pistachio, respectivamente.
Por que o pelo é verde?
Raríssimo, esse fenômeno pode ocorrer quando um pigmento da bile, chamado biliverdina – que é encontrado na placenta de fêmeas caninas -, se desprender quando o filhote nasce e se misturar ao líquido aminiótico que envolve o animal no útero.
Se os níveis desse pigmento estiverem elevados, à medida que ele se mistura ao líquido, pode colorir a pelagem do filhote.
Mas não há qualquer risco à sua saúde e a coloração desaparece em algumas semanas, o que já aconteceu com a filhote de Freya.
Qual nome você prefere?
No Facebook, o casal logo divulgou a novidade e tem compartilhado reportagens nas quais contam como tem sido essa experiência.
Em meio a tanta receptividade e curiosidade, Trevor e Audra propuseram a seus seguidores que sugerissem nomes para a bebê buldogue.
O primeiro indicado foi Fiona, a namorada do Shrek que, depois de um feitiço, a princesa tornou-se verde e ogra como ele.
Em seguida, vieram Wasabi, Pistachio – como os filhotes das Filipinas e da Itália -, Macha (chá verde) e Hulkette (prima do Hulk). Bem legal, né?
Trevor e Audra dizem que ainda não decidiram qual será o nome escolhido, mas já a chamam de Fiona. E você? Que nome daria para ela? Gosta de algum dos sugeridos?
Fotos: reproduções dos perfis de Audra e Trevor no Facebook
Fontes: Daily Mail, Global News, NY Post