PUBLICIDADE

Búfalas de Brotas: assine a petição online para pedir à Justiça a guarda dos animais resgatados e a criação de um santuário!

Búfalas de Brotas: assine a petição online para pedir à Justiça a guarda dos animais resgatados e a criação de um santuário!

Atualização em 22/12:
Na tarde de 10/12, o
delegado Douglas Brandão Amaral decretou a prisão do proprietário da fazenda, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, onde as búfalas foram encontradas em estado cadavérico, algumas já mortas. O MP aceitou o pedido e enviou-o para que a prisão fosse expedida (isso aconteceu em 21/12), mas o fazendeiro fugiu (leia aqui).
_________________

Olhar a foto acima, de autoria de Fernando Garcia, é uma benção. Lembro quando tomei conhecimento dos maus tratos às búfalas de Brotas e seus filhotes, em 21 de novembro. Já fazia quase duas semanas que elas haviam sido encontradas por Alex Parente, da ONG ARA. organização de proteção animal. Senti um aperto no coração imediato e, a cada post que lia, no perfil oficial no Instagram, caia no choro.

Elas estavam cadavéricas e completamente desidratadas – até água lhes foi negada para que morressem logo. Algumas não se levantavam mais, agonizavam. E a quantidade de corpos sem vida nos remetia a um cenário de guerra. Contei aqui, no dia seguinte.

Este é considerado um dos maiores casos de maus tratos a animais já vistos no Brasil. Quiçá, do mundo!

Mas hoje, cada noticia que leio nessa rede social é uma alegria. E, quando a notícia é triste, como a da morte da Carequinhaa primeira búfala a ser resgatada por Alex Parente, da ONG ARA, Amor e Respeito Animal, que se foi no último sábado, como contamos aqui , é possível recebê-la com o coração menos apertado porque tenho certeza de que tudo que podia ser feito por ela, foi feito.

Não há mais abandono, nem desamor. E entendo – e agradeço – que algumas búfalas tiveram a oportunidade de, pelo menos, morrer com dignidade e cercadas de cuidado, amor e compaixão.

Faz pouco mais de um mês que Alex encontrou as búfalas e, na companhia de muita gente boa – voluntários, ativistas, veterinários, socorristas, auxiliares, advogados etc -, se dedica a cuidar destes animais e a fazer de tudo que está na lei para assumir sua guarda definitiva e criar um santuário para elas.

A participação de doadores constantes – não só de dinheiro, mas de alimentos, medicamentos, e também alimentação para os voluntários, entre outras ações – tornou possível manter o tratamento e a manutenção das búfalas e de seus filhotes e, também, de cavalos que foram encontrados dias depois, nas mesmas condições.

A ONG ARA, por meio de seu perfil no Instagram – no qual divulga todos os acontecimentos importantes da jornada com as búfalas -, chegou a pedir que seus seguidores escrevessem e-mail para o Procurador de Justiça para que ele visitasse a fazenda e, assim, tomasse as providências necessárias “para a condenação criminal e indenização cível por cada animal”.

O pedido também revelava o desejo dos voluntários de transformar parte da propriedade do pecuarista Luiz Augusto Pinheiro de Souza no Santuário das Búfalas, e que ele assuma os custos pela recuperação e manutenção desses animais. Nada mais justo!

Petição

Agora, como mais uma parte do processo para alcançar seus objetivos e lidar com a lei, os ativistas criaram uma PETIÇÃO ONLINE para solicitar “que o Juiz de Direito de Brotas julgue os crimes e as indenizações por cada animal vítima de maus tratos, e decida:

  • pela guarda DEFINITIVA dos animais, búfalas e cavalos pela ONG ARA;
  • pela penhora de parte da propriedade da Fazenda São Luiz em Ribeirão Bonito, Brotas, para criação do Centro de Recuperação e Manutenção das Búfalas de Brotas, o santuário; e
  • pela penhora dos bens necessários para custear as despesas com tratamento e alimentação dos animais”.

Para intensificar essa ação, os ativistas ainda solicitam que, quem se sentir à vontade para tal, escreva para o Tribunal de Justiça do Estado de SP (brotas@tjsp.jus.br) e envie uma mensagem com a mesma solicitação.

Ontem, em algumas horas, a petição já tinha pouco mais de 10 mil assinaturas. Agora, no momento em que finalizo este texto (20h51 de 9/12), são 24.362 . Em meia hora, foram quase 400 assinaturas! Quanto mais pessoas aderirem, maior a potência deste movimento junto ao Juiz de Direito de Brotas. Eu já assinei!

Como ajudar

Búfalas de Brotas: assine a petição online para pedir à Justiça a guarda dos animais resgatados e a criação de um santuário!
Foto: reprodução de vídeo

Divulgue a petição entre os amigos, parentes e todas as pessoas que defendem a causa dos animais. Compartilhe nas redes sociais.

Siga as Búfalas de Brotas no Instagram. Doe dinheiro pelo PIX CNPJ 14.732.153/0001-38 e pelo PAYPAL ajudeara@gmail.com . Qualquer quantia é bem-vinda!

E, se quiser se apresentar como voluntário, ouça Alex neste vídeo – nele, ele explica que tipo de ajuda está sendo necessária no acampamento e no hospital de campanha. Depois, envie um e-mail para oferecer seus talentos: voluntariosara@gmail.com

Foto (destaque): Fernando Garcia /Divulgação Búfalas de Brotas

Leia também:
Em protesto pacífico pelas búfalas de Brotas, ativistas reivindicam a criação de um santuário para elas e divulgam o veganismo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE