Brasileiros se unem pela Amazônia e vão às ruas protestar em 23, 24, 25, 28 e 31 de agosto!

Atualizado em 23/8/2019
Foi preciso a floresta amazônica queimar quase 20 dias e as cinzas e a fuligem provocadas pelos incêndios chegarem ao sudeste, principalmente à cidade de Sao Paulo, escurecendo o céu às 15h, para que os brasileiros compreendessem a gravidade da situação em que o país se encontra na esfera ambiental, de conservação de suas matas e biodiversidade. Mas, como diz o ditado, “antes tarde do que mais tarde”. E vamos para as ruas para protestar!
O movimento 342 Amazônia, liderado pela produtora Paula Lavigne e que reúne artistas e intelectuais engajados, sempre bastante atuantes nas redes sociais (principalmente no Instagram), propôs uma Marcha pela Amazônia, pelo Brasil, lançando a primeira iniciativa no próximo domingo, 25 de agosto, na Praia de Ipanema.
Não demorou muito para que outras cidades confirmassem a adesão e surgissem outros movimentos – Amazônia na Rua (que faz questão de dizer que é apartidário, mas ativista ambiental), SOS Amazônia – e hashtags. A que parece integrar todos os protestos é #TodosPelaAmazônia, acompanhada de #PrayForAmazon, que viralizou nas redes sociais rapidamente, esta semana.
Até ontem, onze cidades haviam aderido. Hoje, a última atualização, divulgada pelo coletivo Engajamundo, dá conta de 49 cidades, em 24 estados, sendo que o dia 24 é o que mais concentra mobilizações: 32. E há cidades que participarão em mais de um dia: Rio de Janeiro (23 e 25) e Manaus (24 e 25).
Assim, teremos manifestações em três dias consecutivos – 23, 24, 25 – e outros dois, quase no final do mês (28 e 31 de agosto), nas seguintes cidades (já confirmadas):
– 23 de agosto: São Paulo e Santos (SP), Rio de Janeiro e Rio das Ostras (RJ), Curitiba e Londrina (PR), Salvador (BA), Brasília (DF), Atalanta (SC), Juazeiro do Norte (CE), Vitória (ES);
– 24 de agosto: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros (MG), Manaus (AM), Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Marília, Bauru e Sorocaba (SP), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre, Caxias do Sul e Imbé (RS), Porto Velho (RO), Belém (PA), Goiânia (GO), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Aracaju (SE), Maceió (AL), Foz do Iguaçu (PR), Joinville e Chapecó (SC).
– 25 de agosto: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Arraial da Ajuda (BA), Campina Grande (PB), Santa Maria (RS).
– 28 de agosto: Cuiabá (MT).
– 31 de agosto: Santo André (SP), Santarém (PA).
Abaixo, veja o calendário divulgado pelo movimento Engajamundo:

Mantive o calendário do movimento #342Amazônia, em 22/8, pra quem quiser consultá-lo também:

Também devem acontecer atos em defesa da floresta no exterior. Uma passeata organizada por brasileiros em Sidney, na Austrália, já está confirmada. A medida que recebermos outras noticias, atualizaremos esta página.
A destruição acelerada da floresta amazônica está matando toda sua biodiversidade e pessoas que nela habitam, colocando em risco os povos tradicionais – indigenas, quilombolas, ribeirinhos – e também destruindo a reputação do país no mundo. Não são poucos os países que nos ameaçam co sanções econômicas brutais e boicotes aos produtos brasileiros, um país que, há muitos anos, tem imagem de excelência na exportação agropecuária.
Nao dá mais pra deixar passar! É contra o desmatamento – que cresceu 88% em junho e 278% em julho na comparação com iguais períodos de 2018! –, contra as políticas anti-ambientais do governo, contra a gestão fraudulenta, destruidora e mentirosa do ministro (condenado pela Justiça paulista) Ricardo Salles, pela proteção da Amazônia e de todos os biomas brasileiros!
Fonte: 342 Amazônia, Engajamundo
Foto: Daniel Breta/Greenpeace
Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.
Lages SC dia 25 estará na rua também!!!
gostaria de saber quem são os 342 (pela Amazônia).
sou de Ribeirão Preto/SP. Por favor, poderia informar a onde será o ponto de encontro??? Obrigada.
Acho otimo que os BRASILEIROS estejam a tomar alguma posse do que está a acontecer na Amazonia , temos que tomar conta da nosso natureza principalmente da amazonia onde está a acontecer este enorme desastre num lugar tão mágico e expecial.