Bombeiros resgatam coruja das cinzas de incêndio em Ventura, na Califórnia

Sempre há histórias com final feliz em meio às tragédias. E esta é uma delas. Durante patrulha na zona do incêndio de Maria, no Condado de Ventura, na Califórnia, uma equipe do Corpo de Bombeiros procurava por árvores queimadas com perigo de queda. Quando chegaram a um bosque de eucaliptos, em um desfiladeiro acima da comunidade de Somis, avistaram uma grande coruja com lindos olhos amarelos pulando nas cinzas, atordoada.

Ficaram observando a ave para se certificar de que ela estava bem e apenas procurava um lugar para se instalar, mas logo entenderam que ela estava assustada, e com um pouco de dificuldade para se mexer. Se aproximaram mais da coruja. Foi aí que o bombeiro Caleb Amico tirou sua jaqueta resistente à chamas, chegou perto dela e a envolveu.

Ele fez isso para protegê-la, sim, mas a ele também. No entanto, percebeu rapidamente que ela era muito dócil. Tão dócil, que logo foi fotografada – a jaqueta amarela do bombeiro combinou muito bem com seus belos e penetrantes olhos – e as imagens viralizaram nas redes sociais do departamento. Reproduzo, abaixo, o post publicado no Instagram.

A grande coruja foi encaminhada para a Reabilitação da Vida Selvagem de Camarillo, uma organização sem fins lucrativos, para atendimento. Quem a atendeu foi a pesquisadora Nick Tole, que acredita que a fumaça a tenha deixado atordoada e confusa, como a encontraram.

Por sorte, ela não teve ossos quebrados e suas asas estavam intactas. Mas inalou muita fumaça e apresentava erupções na pele provocadas pela mosca plana, muito comum na região. Ela está se recuperando muito bem e, quando as condições forem seguras, será devolvida a seu território.

A coruja resgatada é de uma espécie muito comum nas Américas e a maior do continente – encontrada do Alasca a Argentina -, que o Cornell Lab of Ornithology identifica como “a coruja dos livros de histórias, por excelência”. Ela recebeu o nome de Ram, em homenagem ao time de futebol Los Angeles Rams, do qual a maioria dos bombeiros é fã.

Abaixo, o post do Corpo de Bombeiros de Ventura a respeito do resgate de Ram:

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.