Bolsa de fotografia selecionará dois projetos inéditos de fotógrafos e artistas

Bolsa de fotografia selecionará dois projetos inéditos de fotógrafos e artistas

Esta é a 6ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, uma parceria entre a Revista Zum e o Instituto Moreira Salles. A iniciativa tem como objetivo estimular o aprofundamento do trabalho no campo da fotografia, nas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte.

Serão selecionados dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos, que terão oito meses para a entrega dos resultados finais de suas obras, a serem incorporadas à Coleção de Fotografia Contemporânea do instituto, que tem sede no Rio e em São Paulo.

Cada bolsa será no valor de R$ 65 mil. As inscrições poderão ser feitas até 29 de junho, através deste link. Cada candidato poderá concorrer com apenas um projeto. Confira outras dúvidas no edital da bolsa.

Os dois projetos ganhadores serão anunciados em julho no site da revista ZUM. Eles serão escolhidos por um conjunto de curadores do Instituto Moreira Salles e um convidado externo, que juntos, analisarão a qualidade artística, a qualificação do candidato e a viabilidade prática do projeto.

A foto que abre este post é de João Castilho, um dos ganhadores da 1ª edição da Bolsa de Fotografia. O ensaio Zoo consiste em 16 fotos coloridas, que retratam diversos animais silvestres em ambientes residenciais. A intenção do fotógrafo foi explorar uma tensão entre animal, deslocado de seu lugar habitual, e homem (fotógrafo) dentro de seu suposto lugar de conforto. Essa presença inusitada do animal à espreita, tenso e inseguro, pronto para fugir ou para atacar; e a tensão vivenciada pelo artista e interpretada pela fotografia, usada como testemunho desse ato, suscitam reflexões em torno do que somos e de onde estamos.

 

Foto: João Castilho

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.