
Em 2023, biólogos do Departamento de Recursos Naturais do Michigan, nos Estados Unidos, se depararam com uma imagem estarrecedora nos registros feitos pelas armadilhas fotográficas instaladas em parques: um filhote de urso com uma tampa de plástico presa no pescoço. Desde então, tentou-se encontrar o animal, mas ele só foi observado algumas vezes em novas gravações, sempre muito furtivamente.
Até que no final do mês passado, um morador da região de Hillman, no condado de Montmorency, alertou as autoridades sobre a presença em sua propriedade do urso com o objeto preso na cabeça, flagrado por uma câmera. Com a permissão do proprietário, foi então colocada uma armadilha para atraí-lo. E a estratégia deu certo!

Foto: cortesia Michigan Department of Natural Resources
O urso foi sedado e finalmente, após dois anos, a tampa plástica foi removida de seu pescoço. A marca em volta do corpo é impressionante e deixou feridas e cicatrizes. Apesar disso, biólogos se surpreenderam com o bom estado de saúde dele. Seu peso é de 50 kg, algo normal para um filhote da idade, ou seja, ele estava conseguindo se alimentar normalmente. Assim que a anestesia passou, o urso foi levado de volta para uma área de floresta próxima.
Não se sabe como o filhote acabou ficando entalado no objeto. Contudo, a tampa de plástico azul é semelhante àquelas usadas em tambores usados por caçadores para atrair ursos e por proprietários de terras para armazenar materiais que podem atrair ursos, como ração para galinhas. Existe uma legislação específica no Michigan sobre a utilização desses artefatos.
“Aberturas de contêineres de um determinado tamanho podem fazer com que ursos e outros animais selvagens fiquem com a cabeça ou outras partes do corpo presas nelas, causando ferimentos ou morte”, explica Cody Norton, representante do Departamento de Recursos Naturais do estado. “É importante lembrar que o diâmetro da abertura é mais importante do que o tamanho do contêiner.”

Foto: cortesia Michigan Department of Natural Resources
O Michigan tem uma população estimada de 13 mil ursos pretos. No mundo todo existem oito espécies desses animais: polar, panda, negro americano, negro asiático, malaio, beiçudo, de óculos e o marrom.
Na verdade, os ursos pretos americanos, na maioria das vezes são marrons. Sua dieta consiste principalmente de gramíneas e frutas vermelhas, mas as nozes são seu alimento preferido no outono. Os filhotes permanecem com a mãe até 16 a 17 meses de idade.
—————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Filhote de urso com cabeça presa em pote plástico é salvo à beira de estrada na Pensilvânia, nos Estados Unidos
Família salva filhote de urso com embalagem de plástico presa na cabeça
Foto de abertura: cedida por morador





É IMPRESSIONANTE VER COMO A IGNORÂNCIA AINDA ESTÁ PRESENTE , PRINCIPALMENTE NUM PAÍS COMO OS; ESTADOS UNIDOS DA AMERICA .. ONDE SE ESPERA RESPEITO AS LEIS E A NATUREZA.
— PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS E AUTORIDADES QUE LIVRARAM ESSE URSO DESSE DESCONFORTO E SOFRIMENTO.