PUBLICIDADE

Biólogos celebram nascimento de filhote de espécie raríssima: o menor veado do mundo

Biólogos celebram nascimento de filhote de espécie raríssima: o menor veado do mundo

Com cerca de 50 cm de comprimento e pesando pouco mais de 1,5 kg, o veado-rato (Tragulus javanicus) é a menor espécie de cervo existente no mundo. Originário da ilha de Java, na Indonésia, ele vive em meio a florestas tropicais e é comumente encontrado em densas vegetações em beiras de rios. Todavia, por ser um animal tão pequeno, arisco e de hábitos noturnos, há pouquíssima informação sobre seu status de conservação – se está em risco de extinção ou não.

Sabe-se entretanto que o veado-rato sofre com a caça para suprir a demanda do mercado de animais de estimação e também, para o consumo de sua carne, além das ameaças impostas pelos seus predadores naturais, como cães selvagens, leopardos e corujas.

Por esta razão que a chegada de um novo filhote da espécie no Marwell Zoo, no Reino Unido, foi tão celebrada. O pequeno nasceu com aproximadamente 370 gramas.

“Separamos o macho e a fêmea duas semanas antes de ela dar à luz para que ela não fosse perturbada, nem mesmo pelo pai, imitando o comportamento natural da fêmea se afastando para encontrar um local tranquilo e seguro para dar à luz na selva. Todas as espécies de veados escondem seus filhotes até que fiquem mais velhos”, explica Tim Rowlands, chefe da equipe do Marwell Zoo.

Quando nascem, os filhotes da espécie têm o tamanho de um rato, mas já conseguem correr e pular pouco tempo após o parto.

“Existem muito poucos zoológicos que cuidam de qualquer espécie de cervo-rato, então qualquer jovem nascido é uma ótima notícia para o programa de reprodução conservacionista. É de vital importância trabalharmos para garantir que esses animais maravilhosos não desapareçam para sempre”, enfatiza Rowlands.

Biólogos celebram nascimento de filhote de espécie raríssima: o menor veado do mundo

O cuidadores evitam ao máximo a interferência humana
logo após o nascimento

Os veados-ratos se alimentam basicamente de frutas, incluindo figos selvagens, mas também folhas e botões de uma variedade de plantas. Os machos adultos têm caninos superiores alongados, semelhantes a presas.

As fêmeas podem reproduzir em qualquer período do ano. A gestação dura em média quatro meses e meio e geralmente elas dão à luz a um ou dois filhotes. A expectativa de vida desses animais é de 12 anos.

Biólogos celebram nascimento de filhote de espécie raríssima: o menor veado do mundo

Um veado-rato adulto

Leia também:
O encontro com o cervo-do-pantanal
Com flecha na cabeça, veado no Canadá passa por cirurgia de risco, mas surpreende a todos com sua recuperação

Fotos: divulgação Marwell Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE