Biólogo brasileiro recebe prêmio internacional por atuação extraordinária na proteção do tatu-canastra no Pantanal

Gabriel Massocato é apaixonado pela vida selvagem desde criança. Formou-se em biologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, Mato Grosso do Sul, em 2012. E logo se voluntariou no Projeto de Conservação do Tatu-Canastra lançado em 2010 pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)

Desde então, tem se dedicado de corpo e alma à proteção do maior tatu entre as espécies existentes no Brasil, o canastra. E sua dedicação acaba de lhe render um dos mais importantes e cobiçados prêmios Internacionais de conservação, o Future For Nature da Future for Nature Foundation, que apoia jovens conservacionistas comprometidos com a preservação de espécies animais e vegetais no planeta. 

A cerimônia aconteceu em 14 de maio, na Holanda, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Se você quiser ouvir a apresentação de Gabriel, que dura 13 minutos (em inglês), vá direto para o trecho de 19 minutos (logo a seguir ele é chamado ao palco).   

De acordo com Masha Vorontsova, membro do Comitê de Seleção Internacional da FFN, “Gabriel Massocato não é apenas um pesquisador brilhante, mas assumiu um compromisso impressionante: fez um pacto com os tatus-canastra para dedicar sua vida à sua proteção. Aprecio essa dedicação e forte compromisso”.

Ampliação de ações de proteção

Nos últimos dez anos dedicados ao projeto de conservação do tatu-canastra – implantado em diversos biomas da América do Sul –, o biólogo ajudou a conduzir pesquisas de longo prazo no Pantanal, que tornaram possível identificar características e necessidades biológicas e ecológicas da espécie e, ainda, treinar mais de 80 voluntários conservacionistas

Foto: Future For Nature/Divulgação

Gabriel também participou da criação do Plano de Ação Nacional do tatu-canastra e da formação de uma brigada de incêndio comunitária, com o objetivo de proteger uma área de 1.500 km2, localizada no Pantanal da Nhecolândia.

Para ele, a premiação “vai possibilitar a ampliação dos nossos esforços para proteger o tatu-canastra, através da criação de Unidades de Conservação, cujo o fim de evitar a extinção iminente da espécie e organizar novas expedições de campo para estudar e monitorar esses animais e o seu habitat”. 

E acrescenta: “É necessário continuar estabelecendo parcerias com pesquisadores, proprietários rurais, empresas, comunidades locais e governos em prol da conservação deste e de outros animais impactados direta ou indiretamente pela presença do tatu-canastra”.

Muito além do dinheiro

Desde 2007, anualmente três conservacionistas são contemplados com o prêmio da FFN e cada um recebe 50 mil euros, um troféu, além de treinamento e o acesso a uma plataforma para divulgação de suas histórias com o intuito de torná-los conhecidos de “conservacionistas, financiadores e um público amplo, permitindo que eles aumentem seu impacto e tenham mais acesso a fundos”, destaca a instituição em seu site.

Gabriel recebe o prêmio de 50 mil euros e o troféu / Foto: Future For Nature (Divulgação)

Para Gabriel, além da premiação em dinheiro, a maior conquista com este reconhecimento é celebrar a ciência e a importância mundial concedida a um projeto brasileiro.

Orgulhoso, Arnauld Desbiez, presidente do ICAS e fundador do projeto do tatu-canastra, salienta que “ver alguém que iniciou como voluntário e que, hoje, ocupa a posição de coordenador do projeto no Pantanal é uma imensa alegria. Ele é uma pessoa persistente, que tem a mesma força e o mesmo entusiasmo do primeiro dia de trabalho como voluntário. É uma pessoa que não mede esforços. Tem real paixão e comprometimento com a espécie. Este é o projeto de vida dele. Gabriel se dedica de forma exclusiva a essa espécie maravilhosa”.

E completa: “Gabriel se tornou um grande amigo e um profissional essencial na execução de muitas outras atividades do ICAS e é muito querido e respeitado por toda a equipe. Nós não poderíamos estar mais contentes e honrados com esse merecido reconhecimento”.

Embaixador da biodiversidade

O tatu-canastra é o maior de todas as espécies de tatus e considerado o engenheiro do ecossistema devido as tocas que constrói e que servem de abrigo para muitos outros animais. Tem, portanto, um papel muito importante para o equilíbrio do meio ambiente

“Apesar de ser a maior espécie de tatu, o tatu-canastra é raramente visto”, indica o site do projeto de conservação da espécie / Foto: Divulgação

No entanto, está ameaçado de extinção devido à perda de habitat e à fragmentação da natureza, provocadas por incêndios e desmatamento.

“Essa espécie ainda é pouco conhecida pela sociedade e, se nada for feito a curto e médio prazos, ela pode desaparecer das principais áreas naturais do país”, salienta Gabriel.  

“Por isso, acredito que através das pesquisas, da conscientização e realizando um trabalho em conjunto com as comunidades locais, podemos unir esforços e buscar soluções inovadoras para a conservação, transformando o tatu-canastra no embaixador da biodiversidade”. 

Inspiração

Na edição deste ano, que teve mais de 250 inscritos, além de Gabriel Massocato, duas jovens conservacionistas também foram agraciadas com o prêmio FFN: a britânica Rebecca Cliffe e a indiana Tiasa Adhya.

Rebecca, Tiasa e Gabriel / Foto: Future For Nature (Divulgação)

Tiasa está comprometida em proteger o gato-pescador e seu habitat em zonas úmidas na Ásia. Ela criou uma rede de voluntários e profissionais para ajudar a garantir o futuro dos animais e humanos dependentes desse ecossistema.

Rebecca se dedica à proteção das preguiças e seu habitat: uma floresta tropical na Costa Rica. Ela trabalha com as comunidades locais para “entender mais sobre as vidas indescritíveis dessas criaturas lentas e carismáticas”.

Em seus 15 anos de atuação, a organização holandesa FFN já premiou 45 conservacionistas (até 35 anos) de 30 países e distribuiu 2,25 milhões de euros ou R$ 11,8 milhões

Os criadores do prêmio acreditam que “por meio de sua liderança, esses jovens inspiram e mobilizam comunidades, organizações, governos, investidores e o público em geral”. 

Desbiez concorda: “Com este reconhecimento, Gabriel certamente vai inspirar outras pessoas a seguirem a carreira de biólogo de conservação, que não e fácil, mas é muito importante. É uma carreira multidisciplinar que precisa de talentos diferenciados. Espero que este reconhecimento inspire outras pessoas a seguirem o caminho da conservação”.

Vale destacar, ainda, que esta é a segunda vez que o Brasil ganha destaque no prêmio Future for Nature. Em 2019, a bióloga Fernanda Abra, especialista em Ecologia de Estradas, foi reconhecida por seu belo trabalho de proteção à fauna nas rodovias brasileiras (cntamos aqui).

Foto (destaque): Future For Nature/Divulgação

Leia também:
Brasileiro recebe maior prêmio mundial de conservação por projeto com plantas raras e ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária
Britânico David Attenborough, um dos maiores naturalistas do mundo, é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Biólogo brasileiro ganha prêmio internacional por carreira dedicada ao estudo de anfíbios, sobretudo, espécies da Amazônia

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.