PUBLICIDADE

Bicicleta vence Desafio Intermodal 2015 em São Paulo

bicicletas

Mais uma vez, a magrela foi a grande vencedora. Realizado há 10 anos pelo Instituto Ciclo BR, o Desafio Intermodal, uma competição que analisa qual o meio de transporte mais rápido na capital paulista, foi realizado ontem (18/09). Entre os concorrentes estavam modais individuais (bicicleta, carro e moto) e os principais modais coletivos (ônibus, trem e metrô). E não deu outra: a bicicleta foi a mais rápida este ano, pela segunda edição consecutiva.

O ponto de partida foi a Praça General Gentil, na zona sul da cidade, e a chegada em frente à Prefeitura de São Paulo, no centro. O trajeto era de aproximadamente 10 quilômetros. Apesar de a distância não ser tão grande, o problema é o horário – propositalmente – escolhido para a disputa: o final da tarde, quando ocorrem os maiores picos de congestionamento do dia.

Com 17 minutos, o ciclista de 43 anos, Marcelo Soares, ganhou a prova (é bom ressaltar, entretanto, que ele não estava pedalando a passeio, mas correu o trajeto todo). Logo em seguida, chegou a moto, com tempo de 22 minutos. Em terceiro lugar, cruzou a linha de chegada a corredora Sílvia Cruz, que precisou de 51 minutos para completar a prova.

Os lanterninhas do desafio foram o ônibus, o carro e o trem/metrô (o trem teve falhas técnicas e ficou parado durante alguns minutos), exatamente nesta sequência. Infelizmente, a iniciativa prova que o transporte público na maior capital do país ainda tem muito a melhorar.

Para o Instituto Ciclo BR, ao analisar o desempenho de cada modal, é preciso levar em conta também os gastos individuais de cada um com combustível e estacionamento, além da quantidade de poluentes emitidos.

Se contabilizarmos todos estes fatores, a bicicleta novamente é a grande vencedora. Não usa combustível, não precisa pagar estacionamento e não polui. Mas para todo mundo sair pedalando, governos municipais precisam investir mais na construção e bom planejamento de ciclovias.

O evento paulistano faz parte da Semana da Mobilidade Mundial, que debate questões do deslocamento urbano e estimula o uso do transporte público e outros modais, como a bicicleta. No dia 27/09, por exemplo, Paris terá um dia sem carro, como mostramos aqui no Conexão Planeta.

No Rio de Janeiro, neste próximo domingo, 20/09, acontecerá um grande passeio ciclístico. A largada será no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. Haverá ainda outras atrações, como um competição divertida de slow biking e apresentação de manobras radicais com bicicletas. Mais informações você encontra no site da BiciRio.

Foto: Instituto Ciclo BR

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE