PUBLICIDADE

Bastante debilitada, tigresa de zoológico de Kharkiv, cidade destruída pela guerra, é transferida para o Kiev Zoo, na capital da Ucrânia

Bastante debilitada, tigresa de zoológico de Kharkiv, cidade destruída pela guerra, é transferida para o Kiev Zoo, na capital da Ucrânia

Não é só a fuga desesperada de pessoas que a guerra da Ucrânia tem provocado, mas também, a tentativa de retirada e resgate de centenas de animais, que antes viviam em zoológicos de cidades agora destruídas por bombardeios. O mais difícil é o transporte de grandes bichos, que necessitam de sedação e uma grande operação, envolvendo muita gente, para que isso ocorra. O mais recente caso foi o da tigresa Dalila, levada de um zoológico particular de Kharkiv para a capital Kiev.

Apesar do sucesso da transferência, os veterinários ficaram bastante preocupados com a situação do animal. Ela está muito debilitada. Visivelmente assustada e estressada com os barulhos dos bombardeios e tiroteios, apresenta feridas pelo corpo e algumas queimaduras. Ela tem 12 anos e não é de uma espécie específica, mas um “híbrido”, proveniente provavelmente de um acasalamento entre diferentes espécies.

Dalila chegou ao Kiev Zoo no último dia 12 de abril e durante um mês passará por um período de quarentena. A equipe do local está monitorando sua saúde de perto, várias vezes por dia.

Na última quinta-feira, 21/04, pela primeira vez o animal saiu para o espaço externo de seu recinto, como você assiste no vídeo abaixo, mas os veterinários ainda dizem que sua condição exige muita atenção:

O zoológico da capital ucraniana abriga 4 mil animais, de 200 espécies. Desde o começo da invasão russa à Ucrânia, os funcionários permaneceram no local porque se recusaram a abandonar os bichos.

Mais uma face trágica dessa guerra, que já conta com mais de 5 milhões de ucranianos que foram obrigados a abandonar suas casas e buscar refúgios em países vazios. Infelizmente para esses animais do zoológico a única coisa que eles contam para sobreviver é com o amor e a dedicação de seus cuidadores.

Leia também:
A música como resistência: violoncelista toca em meio aos escombros de Kharkiv, na Ucrânia
Estressada com barulho dos bombardeios, mãe abandona filhote de lêmure, agora cuidado pela equipe do zoológico de Kiev
Filhote de rinoceronte, de espécie rara e em risco de extinção, é batizado de “Kiev”, em zoológico na República Checa
Animais do zoo de Kiev são levados para Polônia, mas elefantes e único gorila da Ucrânia permanecem na capital sob bombardeios

Fotos: reprodução Facebook Kyiv Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE