PUBLICIDADE

Baleias-sei voltam a ser avistadas na Argentina depois de um século

Baleias-sei voltam a ser avistadas na Argentina depois de um século

Também chamadas de baleias-boreal, as baleias-sei (Balaenoptera borealis) estão entre as maiores criaturas encontradas nos oceanos. A espécie, que pode medir cerca de 15 metros e pesar mais de 20 toneladas, é a terceira maior da família Balenopterídeo. Todavia, no início do século passado, assim como outras espécies desses cetáceos, as baleias-sei foram caçadas indiscriminadamente pela indústria baleeira.

Contudo, com a moratória global à caça comercial das baleias imposta pela Comissão Internacional de Baleias (IWC, na sigla em inglês), em 1986, pouco a pouco, esses animais voltaram a restabelecer suas populações e a explorar regiões onde originalmente eram observados.

É o caso da Patagônia, no extremo sul da Argentina. Nos últimos anos tem aumentado o número de baleias-sei documentadas na Área Natural Protegida Punta Marqués, em Rada Tilly, Chubut, no Golfo San Jorge, especialmente nos meses de outono, quando elas são vistas com mais frequência. Com imagens feitas por drones, estima-se que na alta temporada, de março a junho, sejam mais de 2.700 indivíduos presentes nessas águas para descansar e se alimentar.

PUBLICIDADE

Várias organizações argentinas trabalham em parceria para fazer o monitoramento da espécie na região. Um dos projetos sendo realizados é a identificação de cada baleia, possível graças ao padrão de manchas em seu dorso, único para cada indivíduo.

“A mancha clara no dorso em” forma de cunha, conhecido como Chevron, possui coloração e padrão únicos em cada baleia, permitindo a identificação dos indivíduos”, explica a equipe de conservação de Punta Marqués.

Desde 2019, em conjunto com o Proyecto de Investigación de Cetáceos – Golfo San Jorge, já foram identificadas mais de 150 baleias-sei.

Mais recentemente também, com apoio do projeto Pristine Seas da National Geographic, algumas baleias receberam rastreadores de satélite para que sua migração e distribuição possam ser estudadas e acompanhadas.

Baleias-sei voltam a ser avistadas na Argentina depois de um século

Infográfico mostra as principais características e hábitos das baleia-sei
Imagem: Proyecto de Investigación de Cetáceos – Golfo San Jorge

Apesar do aumento do número de baleias-sei, a espécie ainda é considerada ameaçada de extinção, e consta na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Abaixo um vídeo lindo, compartilhado pelos profissionais de Punta Marqués e que mostra toda a beleza desse gigante dos nossos oceanos e que ainda precisa de nossa proteção:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Punta Marques Área Protegida (@puntamarques)

——————————

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Foto de abertura: ANP Punta Marqués

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE