PUBLICIDADE

Baleias têm interação surpreendente com humanos ao permitir a remoção de parasitas da pele

Baleias mostram comportamento surpreendente ao permitir que humanos removam parasitas de seu corpo

Assim como outras espécies de parasitas que vivem grudadas em diversos tipos de animais, os “piolhos-de-baleias” usam o corpo dessas gigantescas criaturas do mar para sobreviver. Na verdade, eles não são piolhos, mas pequenos crustáceos, que se alimentam de algas ou outros resíduos depositados sobre a pele desses cetáceos, assim como tecidos danificados.

Apesar de ser uma relação que traz benefícios para os dois lados, cientistas suspeitam que a presença dos crustáceos pode causar certo desconforto para as baleias.

E um comportamento surpreendente registrado entre baleias da região da Lagoa Ojo de Libre, em Guerrero Negro, na costa do Oceano Pacífico, no México, parece corroborar essa hipótese. Os vídeos foram compartilhados pela empresa de ecoturismo Silver Sharker Adventures, que realiza passeios para a observação de vida marinha. Neles o capitão Paco Jimenez Franco aparece retirando os piolhos, tranquilamente, de uma baleia.

“A confiança entre as baleias cinzentas e os capitães dos barcos em Ojo de Liebre é algo desenvolvido ao longo dos numerosos encontros ao longo dos anos. Esta baleia não teve objeções com nosso capitão Paco tirando piolhos de sua cabeça”, diz a legenda do vídeo, que foi compartilhado em março e desde então já teve mais de 3 milhões de visualizações.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Silver Shark Adventures (@silversharkadventures)

Franco trabalha há mais de 20 anos em viagens de observação de baleias. Segundo ele, uma delas, em específico, se acostumou com sua companhia e a retirada dos parasitas. Ela sempre chega perto do barco e aproxima sua cabeça, ficando ali parada por um longo tempo.

“Fiz isso várias vezes, com a mesma baleia e outras”, contou o capitão ao site The Dodo. “É muito emocionante para mim.”

Vale ressaltar, entretanto, que o contato entre seres humanos e animais selvagens deve ser evitado ao máximo. Essa é uma situação atípica e os profissionais em questão estão habituados com as baleias.

Baleias mostram comportamento surpreendente ao permitir que humanos removam parasitas de seu corpo

Um piolho-de-baleia visto por um microscópio
(Foto: © Hans Hillewaert / wikimedia commons)

Leia também:
Anêmona japonesa não apenas vive sobre caranguejo, mas aumenta o tamanho da concha de seu anfitrião
Quando precisam se limpar e se livrar de parasitas na pele, alguns peixes dão uma esfregadinha em… tubarões!, descobrem cientistas

Foto de abertura: reprodução vídeo Silver Shark Adventures

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE