Backyardbio: registre a natureza ao seu redor e compartilhe com o mundo

Backyardbio: registre a natureza ao seu redor e compartilhe com o mundo

A natureza é nosso foco de atenção, pesquisa e expressão. Aqui, no blog, e nos trabalhos que desenvolvemos com o programa Ser Criança é Natural. Por isso, cada vez mais exploramos caminhos que nos permitem ampliar o contato com a beleza e o mistério do mundo natural.

No senso comum, a natureza tem sido interpretada como algo separado e distante de nós. Por isso sempre estimulamos e sugerimos atividades que incentivem adultos e crianças a perceberem que vivemos em um planeta vivo e que a natureza está em toda parte, inclusive nas calçadas, nas nossas casas e em nós mesmos, em nosso próprio corpo.

Backyardbio: registre a natureza ao seu redor e compartilhe com o mundo
Foto: Érico Marques

Podemos entrar em contato com a natureza a partir de nossas janelas e perceber a dinâmica viva que acontece a todo instante. Não é porque estamos na cidade, em espaços cimentados e asfaltados, que o planeta deixa de ser vivo. A dinâmica viva da Terra sempre segue seu curso.

Por isso, qualquer abordagem que propomos depende muito mais da sua disposição de ter experiências diretas com outros seres vivos do que da disponibilidade de uma grande diversidade de plantas, animais, fungos, água, terra etc. E a pandemia não é desculpa!

Falamos de coisas que você não encontra no Google. Conhecer a natureza ao seu redor – verdadeiramente – só é possível vivendo, experimentando, brincando nela e com ela.

A minha, a sua, a nossa natureza no BackyardBio

Backyardbio: registre a natureza ao seu redor e compartilhe com o mundo
Foto: Renata Stort

Por isso, queremos falar de uma oportunidade incrível e convidarmos você a dela participar: o movimento BackyardBio, que reúne pessoas de diversos países e que acontece durante todo mês de maio.

Nesse período, muita gente fotografa ou filma e compartilha os registros da natureza que encontra em seu entorno, pelo mundo todo! Já pensou que bacana?

As “expedições” acontecem no quintal de casa, na ou da janela, no jardim da casa em frente, nas ruas pelo bairro, no pátio da escola, em parques ou áreas de conservação e revelam espécies diferentes de plantas, insetos, anfíbios, répteis, peixes, pássaros, mamíferos, crustáceos, moluscos, equinodermos, fungos…. ufa! Há uma riqueza enorme de possibilidades!

Pela hashtag #BackyardBio no Instagram, você tem ideia da beleza que representa esse movimento.

Nós, do Ser Criança é Natural, vamos participar e convidamos você a se juntar a essa comunidade! Quer saber como?

Reprodução do site BackyardBio

Registre as espécies que encontrar em seu caminho, perto de você. Pode ser numa caminhada pelo quarteirão de casa, em suas observações pela janela, dentro de casa. Quem não tem uma aranha ou uma lagartixa que mora num cantinho?

Depois, compartilhe nas redes sociais e no aplicativo iNaturalist ou Seek by iNaturalist. Veja como:

  1. Nas redes sociais, publique a imagem, usando a hashtag #BackyardBio. Dê preferência ao feed – em vez das stories – para que o registro seja de longa permanência;
  2. Nos aplicativos iNaturalist (Apple e Android) ou Seek by iNaturalist (Apple e Android), ao registrar suas descobertas, a espécie é reconhecida e armazenada automaticamente em um banco de dados mundial de Ciência Cidadã. Olha que legal!! Dentro do aplicativo, procure o projeto BackyardBio e se inscreva.

Sozinho, com a família, a escola ou os amigos?

Backyardbio: registre a natureza ao seu redor e compartilhe com o mundo
Foto: Érico Marques

Se você preferir se reunir em grupo de amigos ou de colegas da escola, junto com os professores, para registrar descobertas e compartilhar com outros grupos ao redor do mundo, também é possível.

No site do movimento BackyardBio vocês se inscrevem e aguardam para saber com que equipe vão se conectar. O site cruza os dados e encontra o melhor grupo para vocês trocarem experiências. Pesquise informações mais detalhadas em como participar.

A natureza ao redor do mundo

Reprodução do site BackyardBio

Durante todo o mês de maio, nós – Ana Carol Thomé e Rita Mendonça -, do programa Ser Criança é Natural, vamos publicar os registros da natureza que existe ao nosso redor em nosso Instagram. E queremos ver os de vocês também!

Se a pandemia nos colocou conectados com povos do mundo todo por causa de uma doença complicadíssima, que afeta a todos sem exceção, vamos utilizar essa conectividade para realizar experiências bacanas como esta?

Vamos descobrir como outras pessoas, que vivem em lugares muito diferentes do nosso, também estão se conectando, percebendo, contemplando e se encantando com as maravilhas que nosso planeta vivo não cessa de produzir! E mostrar o nosso jeito de fazer o mesmo.

Leia também:
Detetives da Natureza: série de lives aproximam as crianças da natureza e da ciência na quarentena

Foto (destaque): Érico Marques

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.

Deixe uma resposta