PUBLICIDADE

Australianos comemoram nascimento da primeira geração de ‘bilbies’ em New South Wales em mais de 100 anos

Australianos comemoram nascimento da primeira geração de 'bilbies' em mais de 100 anos

Há mais de um século os pequenos bilbies não eram vistos pelos parques de New South Walles. Nativo da Austrália, o Macrotis lagotis ocupava grande parte do país antes da chegada dos europeus por lá. De hábitos noturnos, o marsupial com grandes orelhas, lembrando as de uma lebre, e corpo acinzentado, medindo entre 30 e 55 cm, é um exímio escavador de túneis. Parte importante da cultura indígena, a população do bilby acabou sendo reduzida devido ao desmatamento e a introdução de animais invasores e domésticos.

Mas graças a um trabalho de reintrodução da espécie conduzido pela organização Australian Wildlife Conservancy, em parceria com o governo de New South Wales, nasce agora a primeira geração de bilbies na região.

No segundo semestre de 2019, foram reintroduzidos 50 bilbies em uma área protegida no Parque Nacional de Mallee Cliffs. Depois da soltura, a cada três meses, havia uma checagem nos animais para ter certeza que eles continuavam saudáveis. O monitoramento revelou que estavam em ótimas condições e ganhando peso, o que significava que tinham se adaptado bem ao novo ambiente.

Todavia, o que mais deixou os biólogos felizes foi descobrir que as fêmeas já reproduziram e há muitos novos filhotes de bilbies em Mallee Cliffs.

Australianos comemoram nascimento da primeira geração de 'bilbies' em New South Wales em mais de 100 anos

A expectativa da Australian Wildlife Conservancy é que, na próxima década, a população desses animais chegue a mais de 5 mil indivíduos nas áreas sob a proteção da organização. No país todo, estima-se que atualmente existam 10 mil bilbies na vida selvagem.

Os biólogos explicam que a reintrodução desses marsupiais é importante também para restabelecer o equilíbrio original dos ecossistemas que habitam. Com seu ato de escavar, o bilbie ajuda a deixar o solo mais aerado e assim, contribui para o nascimento de vegetação nativa.

Leia também:
Parque na Austrália celebra nascimento de primeiro coala, meses após incêndios florestais matarem cerca de 10 mil indivíduos da espécie
Coalas resgatados dos incêndios florestais da Austrália são devolvidos à natureza

Fotos: reprodução vídeo e Facebook Australian Wildlife Conservancy

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
3 anos atrás

Tomara não sejam pegos para servir de cobaias em experiências com vacinas, como costumam fazer os renomados senhores cientistas na hora de salvar vidas humanas, nem sempre merecedoras da salvação. A não ser que se ofereçam como voluntários, nenhum animal deve morrer para que o ser humano tenha saúde. Raça humana não está com essa bola toda não; que Deus proteja estes fofinhos e os livre do mal, amém.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE