Ativista entrega à Procter & Gamble tampão gigante, feito com aplicadores plásticos descartados no meio ambiente

Ativista entrega à Procter & Gamble tampão gigante, feito com aplicadores plásticos descartados no meio ambiente

A ativista britânica Ella Daish tem uma missão: dar um basta no descarte de aplicadores de plástico de tampões femininos no meio ambiente. O produto, criado para dar mais praticidade à vida das mulheres durante o período menstrual, é certamente um avanço, mas gera um resíduo completamente desnecessário. Pelo menos o das marcas mais conhecidas do mundo, Tampax e Always, da multinacional Procter & Gamble (há outra empresa concorrente que fabrica um produto similar, mas sem o aplicador plástico, e no ano passado, uma estudante brasileira desenvolveu um absorvente interno com fibra de banana e ganhou um prêmio de design com ele).

Por sua campanha #EndPeriodPlastic – #AcabeComOPlásticoMenstrual -, Ella já ganhou diversos prêmios, entre eles, o Climate Coalitions Green Heart Hero 2020 Award for Individual Inspiration e apareceu na lista da BBC Woman’s Hour Power.

Ela começou a campanha em 2018, quando nas idas e vindas de seu trabalho (ela era carteira e percebia o tamanho enorme dos sacos de lixo pelas casas onde passava pela sua cidade, Cardiff). Chocada com o volume de resíduos, decidiu fazer mudanças em sua vida pessoal para reduzir a geração de dejetos, mas se deparou, durante seu período menstrual, com os aplicadores de plástico, que não podem ser reciclados.

“Isso realmente começou a me frustrar e eu sabia que tinha que fazer algo a respeito, não apenas para aumentar a conscientização, mas também para trazer mudanças. Eu ficava pensando ‘o que eu, como funcionária dos correios, posso fazer a respeito disso?’ mas eu não podia fazer nada. Eu tinha que fazer algo porque, se não o fizesse agora, quem faria. Eu vi o sucesso de outras campanhas online, o que me obrigou a tomar uma posição contra o plástico”, conta a ativista.

Estima-se que 2,5 milhões de absorventes internos são descartados nos vasos sanitários do Reino Unido todos os dias, algo em torno de 2 bilhões por ano. Uma vez que tenham entrado no sistema de esgoto, se não forem interceptados nas estações de tratamento de água, eles acabam nos rios, desaguam no mar e vão parar nas nossas praias. Eles são o 5o tipo mais comum de lixo plástico presente nas praias da Europa.

A campanha criada por Ella tem vários focos: não apenas pressionar fabricantes a repensar suas embalagens, mas também pressionar supermercados, farmácias e outros pontos de venda a deixar de comercializar produtos que contenham esse tipo de resíduo plástico. E ela já conseguiu resultados. Algumas redes do Reino Unido ouviram seu apelo e mudaram o design de seus próprios absorventes internos para evitar o uso do plástico descartável.

Desde 2019, a ativista tenta fazer com que a Procter & Gamble também abrace a mudança. Mas até agora só ouviu promessas. Na semana passada então foi até a sede da multinacional americana na Europa, localizada em Genebra, na Suíça, para entregar um tampão gigante, feito com 1.200 aplicadores de plástico, encontrados em praias e cursos d’água no Reino Unido.

Com a ação, ela buscava conseguir conversar com algum representante da empresa e entregar a cópia de uma petição online, que já tem quase 250 mil assinaturas, e que pede o comprometimento da Procter & Gamble para remover os aplicadores plásticos descartáveis das linhas Tampax; a redução e remoção de plástico nos produtos Tampax e Always e o desenvolvimento de opções reutilizáveis.

Ativista entrega à Procter & Gamble tampão gigante, feito com aplicadores plásticos descartados no meio ambiente

Durante dois dias ela ficou na porta da multinacional e apenas ontem (16/11) foi atendida, na parte externa, por funcionários.

“Hoje entreguei o aplicador gigante à Procter & Gamble como uma representação da poluição global de plástico pela qual são responsáveis. Voltei para a sede na esperança de falar com um tomador de decisões da equipe de gerenciamento sênior Tampax & Always. Eles não estavam disponíveis. Encontrei-me com a diretora de comunicação novamente e, infelizmente, embora ela tenha dito que discutiria minhas solicitações com os tomadores de decisão da P&G, eles ainda não podem se comprometer a fazer quaisquer mudanças. Eles me convidaram para uma reunião virtual em uma data posterior”, escreveu Ella em suas redes sociais.

“Estou incrivelmente frustrada porque eles continuaram focando a conversa em torno da necessidade de educar os consumidores para não jogarem o resíduo na privada. Eles são a fonte deste plástico descartável, cortando-o na fonte evitamos todos os impactos ambientais negativos. Eles disseram que a mudança leva tempo. Salientei que todas as outras pessoas que conheci estão dando passos na direção certa e que, como líderes globais do setor, eles deveriam estar liderando, não ficando para trás. Solicitei que respondessem aos compromissos que a campanha os convoca a assumir. Vamos ver o que acontece a seguir”, desabafou.

Já imaginou se o mundo tivesse mais Ella Daishes? Só com a pressão de mais e mais consumidores é que empresas irão mudar e assumir sua responsabilidade social e o impacto que têm sobre o meio ambiente. Parabéns, Ella!

Leia também:
Mais de 25 mil toneladas de lixo plástico proveniente da pandemia foram despejados nos oceanos
Coca-Cola lidera ranking de maiores poluidores de plástico do planeta pelo quarto ano consecutivo
Em 2030, indústrias de plástico emitirão mais gases de efeito estufa do que usinas de carvão nos Estados Unidos

Fotos: reprodução Facebook Ella Daish

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.