PUBLICIDADE

Artistas celebram o protagonismo simultâneo inédito de atores negros na televisão brasileira

Artistas celebram o protagonismo inédito de atores e atrizes negros na televisão brasileira

Por muitas e muitas décadas, ou melhor, por décadas demais, artistas negros tinham um papel secundário nos programas brasileiros. Justamente as novelas, um dos principais produtos de exportação de nosso país, levavam para o exterior uma realidade distorcida da nossa sociedade, já que a grande maioria do elenco dessas obras da teledramaturgia era branca. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, mostram que 54% da população brasileira é negra. 

Mas já não era sem tempo, e finalmente, em 2023, vemos uma mudança em nossas telas. Muito comemorada pelos profissionais da área. Atualmente, as três novelas do chamado horário nobre da maior emissora do Brasil, a TV Globo, têm atores negros como protagonistas.

A atriz Sheron Menezzes está brilhando como a personagem Sol, na novela “Vai na Fé”, Diogo Allmeida faz seu primeiro protagonista também em “Amor Perfeito”, assim como Barbara Reis, que acaba de estrear em “Terra e Paixão”.

Nas redes sociais, vários colegas de profissão aproveitaram o momento para comemorar esse marco.

“O ano de 2023 é um marco histórico de novelas protagonizadas por atores negros. Três novelas ao mesmo tempo com protagonistas pretos. Uma conquista fruto de uma grande luta dos movimentos negros pelo reconhecimento da realidade do nosso país e valorização dos nossos talentos. É preciso entender a importância e tudo o que isso simboliza. Que as próximas gerações sigam inspiradas e tenham cada vez mais reconhecimento e respeito. Sigam ocupando lugares diversos na arte, no entretenimento, na política, na tecnologia e em todos os espaços”, escreveu a também atriz Juliana Alves.

Mas ela ressaltou: “Ainda temos uma longa jornada pela frente, mas é importante celebrar esses elencos cada vez mais representativos do Brasil!”.

E não são apenas os papéis de protagonistas. Nas três novelas, são vários personagens negros. Segundo Allmeida, em “Amor Perfeito”, 50% do elenco e da equipe são pretos.

“Que alegria viver esse momento”, também declarou a atriz Taís Araujo, para seus 12 milhões de seguidores no Instagram.

Leia também:
Escritor Daniel Munduruku estreia e brilha na nova novela da TV Globo, que inaugura núcleo indígena de dramaturgia
Artista americano retrata Wandinha e a ‘Família Addams’ como negros e as imagens viralizam nas redes sociais
Black is King: em seu novo álbum, Beyoncé enaltece o poder e a beleza dos negros e da cultura africana
Após protestos do movimento #VidasNegrasImportam, empresas reveem seu marketing e o uso da imagem de negros

Foto de abertura: reprodução Instagram Juliana Alves

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE