PUBLICIDADE

Artista naturalista faz ‘colagens’ deslumbrantes com cogumelos, flores, folhas e frutos que encontra pelo caminho

Desde criança, Jill Bliss explora os lugares da natureza por onde passa, coleciona folhas, frutos, sementes, pedras, folhas e faz arranjos. Mas, com o tempo, sua arte se aprimorou. Ela se apaixonou pela diversidade de cogumelos que a natureza oferece e os transformou nos protagonistas de suas ‘colagens’ deslumbrantes.

“Em todos os lugares que explorei quando criança (no Norte da Califórnia), sempre colecionei coisas que chamaram minha atenção e fiz alguns arranjos de momento, que simplesmente deixo no lugar”, conta ela. “Agora, que estou adulta, tenho um telefone no bolso para fotografar o que faço”.

Sim, agora, Bliss fotografa suas artes medleys – como as chama – e as publica em seu site ou no Instagram, perfil que já tem 38,2 mil seguidores, entre eles, eu. Mas quem mora próximo da artista, pode topar com uma de suas lindas criações pelo caminho e usufruir de sua beleza.

Foto: Jill Bliss

Ela não planeja criar uma dessas obras toda vez que sai para passear com seus cachorros ou durante uma pausa de trabalho em seu estúdio, onde também pinta. Deixa simplesmente a inspiração surgir.

“Durante minha caminhada, se localizo algo interessante, pego, talvez localize outra coisa, e antes que eu perceba, junto muitas coisas que colecionei pelo caminho”, conta. “Então, procuro um local onde quero colocá-las e criar um desses medleys”.

De um tempo pra cá, na verdade, ela inicia sua coleta pelos cogumelos, fungos, líquens e depois os compõem com frutas, folhas e flores. Mas assim que se decide pelos cogumelos, faz tudo muito rapidamente porque os cogumelos perdem a cor muito fácil.

Os arranjos desaparecem na floresta, no parque, e podem se transformar em um novo canteiro de fungos e cogumelos que serão descobertos por Bliss, um dia.

Foto: Jill Bliss

Pinturas, desenhos e fotos

Os primeiros anos da infância, Bliss passou em uma fazenda de ameixas e nozes no norte da Califórnia, mas foi em Nova York, São Francisco e Portland, no Oregon, que ela se descobriu e se tornou designer e artista.

Em 2012, vendeu quase tudo o que tinha e comprou uma van para viver um ano sabático na costa oeste dos Estados Unidos. “Queria me reconectar com o ritmo natural mais lento e as coisas vivas que conhecia e adorava quando criança”.

Mas esse ano especial se transformou, na verdade, em um novo capítulo de sua vida. “Eu sempre brinco que saí para um emprego de seis meses, e já se passaram oito anos”, conta. Desde então, ela tem vivido, trabalhado, viajado e explorado as ilhas do Mar Salish no Canadá e no estado de Washington.

Pintura, desenho e foto: Jill Bliss

Bliss alterna o trabalho em seu estúdio com empregos ocasionais no inverno. E também vende pinturas, desenhos e fotografias em feiras de arte locais, mercados de produtores e online.

Paisagens, criaturas marinhas, plantas e insetos – além de frases ou palavras relacionadas – são os temas de pinturas e desenhos. Já as fotografias apresentam a beleza de suas artes medleys, que, para ela, chamam a atenção especialmente por sua perspectiva incomum sobre como os itens do dia-a-dia no mundo natural podem ser lindos.

Um convite para proteger a natureza

Foto: Jill Bliss

Bliss aprecia os cogumelos de cores vivas, com a parte inferior roxa, e também os tons mais suaves de cogumelos marrons ou castanhos. Embora conheça todos os detalhes visuais dos cogumelos comuns nas ilhas, ela não se reconhece como especialista, mas revela uma habilidade adquirida no convívio com esses fungos.

“Eu tenho uma habilidade estranha agora. Não consigo dizer o nome do cogumelo ou se é comestível, mas sei qual é a cor da parte de baixo só de olhar para a de cima”. E ainda diz que tem aprendido muito sobre os ambientes naturais com eles.

“Estou muito interessada em como o ecossistema funciona e em como todas as partes e peças funcionam juntas, então esse é um grande componente da minha arte”.

E Bliss faz questão de ressaltar que, ao coletar elementos da natureza para compor seus arranjos, sempre toma cuidado para não danificar ou perturbar o ecossistema.Na área que explora, ela escolhe apenas os que são abundantes ou que já caíram no chão. E deixa suas obras pra trás para que outros possam desfrutar de sua beleza e para que a natureza se encarregue de transformá-las.

Ainda bem que ela as eterniza em Imagens. Além de serem deslumbrantes para se admirar, são um convite para que apreciemos um pouco mais a natureza ao nosso redor e a protejamos.

Apoio a boas causas

Com seus trabalhos lindos – que incluem as fotos dos cogumelos -, Bliss produz gravuras, adesivos, ímãs, pôsteres quebra-cabeças. Mas ela vai além: quem compra em sua loja online, apoia boas causas já que ela doa pelo menos 10% de seus ganhos para organizações ambientais locais e internacionais como o Center for Whale Research, a Nature Conservancy e Cascadia Now.

Foto (destaque): Jill Bliss/Reprodução Instagram

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE