PUBLICIDADE

Arte e ciência são destaque em concurso que premia melhores imagens de biologia ao redor do mundo

Arte e ciência são destaque em concurso que premia melhores imagens de biologia ao redor do mundo

A linda imagem acima esconde um perigo. São corpos frutíferos do fungo dos poros laranja (Favolaschia calocera), uma espécie invasora. Embora fungos desempenhem papéis cruciais na manutenção do equilíbrio ecológico, este, apesar de impressionante, causar preocupação.

“Apesar de sua aparência inocente e bela, o fungo dos poros laranja é uma espécie invasora na Austrália. Esta espécie está substituindo outros fungos e se espalhando pela floresta tropical australiana. Os corpos frutíferos laranja brilhante normalmente crescem em madeira morta e podem se espalhar através de esporos, muitas vezes transportados por humanos”, explica a fotógrafa Cornelia Sattler. “É importante monitorizar de perto e compreender o impacto deste fungo para mitigar quaisquer consequências imprevistas e salvaguardar a biodiversidade da Austrália”.

Cornelia foi a grande vencedora do BMC Ecology and Evolution Photography Competition, competição promovida pela publicação de biologia e ecologia do mesmo nome, que anualmente escolhe as melhores imagens feitas por pesquisadores e cientistas do mundo inteiro.

Graças ao trabalho desses especialistas conseguimos desvendar mistérios e entender melhor a evolução e a biodiversidade do nosso planeta.

Na edição de 2023 foram premiadas nove imagens, entre elas esta mais abaixo, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Paleontologia”, feita por Wenyu Ren.

Ela mostra o resultado do incrível trabalho de uma equipe de paleontólogos para descrever uma descoberta notável: um par de ovos e embriões de dinossauros provenientes das camadas vermelhas do Cretáceo Superior da China, que datam de aproximadamente 72 a 66 milhões de anos atrás.

“O tamanho relativamente pequeno dos ovos e a natureza não especializada dos embriões de dinossauros no seu interior sugerem que os primeiros hadrossaurídeos botavam pequenos ovos. Esta imagem digital mostra um exemplo de um deles, desenvolvendo-se na segurança de seu pequeno ovo”, diz Jordan Mallon, do Canadian Natural Museum, e responsável pela inscrição da imagem.

Confira os vencedores das demais categorias neste link.

Imagem reproduz um filhote de dinossauro dentro do ovo
(Imagem: Wenyu Ren)

Foto de abertura:  Cornelia Sattler

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE