PUBLICIDADE

Armário de cozinha é feito com resíduos de madeira e garrafas PET recicladas

Armário de cozinha é feito com resíduos de madeira e garrafas PET recicladas

Hoje, mais do que nunca, a frase do francês Antoine Laurent Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”, dita há mais de 200 anos, deve guiar as práticas e ações do mercado de bens de consumo para que possamos viver num mundo mais sustentável.

Um bom exemplo disso é o lançamento da gigante sueca Ikea. Junto com o estúdio de design Form Us With Love, de Estocolmo, a empresa desenvolveu um armário de cozinha feito com resíduos industriais de madeira e garrafas plásticas recicladas.

Armário de cozinha é feito com resíduos de madeira e garrafas PET recicladas

O armário Kungsbacka (para quem não sabe, todas as peças produzidas pela Ikea recebem nomes escandinavos) é o primeiro a ser fabricado usando exclusivamente matéria-prima reciclada. Para a estrutura, os designers optaram por sobras de madeira industrial. Já no acabamento, que geralmente é feito com fórmica – madeira laminada -, foram utilizadas garrafas PETs recicladas. Vinte e cinco delas, para ser mais precisa.

“Uma garrafa plástica não é lixo, é um recurso”, afirmou Jonas Pettersson, CEO da Form Us With Love à publicação Dezeen. “Mais do que isso, este armário prova que este tipo de material pode ser usado em outros produtos e móveis com produção em larga escala”.

O designer destaca que outras empresas precisam enfrentar o desafio de usar resíduos como matéria-prima e assim, criar produtos democráticos, que durem por muito tempo.

Tanto os resíduos de madeira, como as garrafas plásticas, são trituradas (veja na foto abaixo) e transformadas em material compensado. A Ikea garante que o armário de cozinha Kungsbacka deve ter uma vida útil de 25 anos.

Outro fator importante para o desenvolvimento do mobiliário foi o custo. Em geral, peças feitas com matéria-prima reciclada são mais caras, devido ao longo tempo investido em pesquisa e novas tecnologias. Mas com o esforço das duas companhias, o armário tem um preço viável e bastante competitivo com similares do mercado.

“Conseguir chegar a um custo viável foi essencial neste projeto. A sustentabilidade deve ser para todos, não só para aqueles que podem pagar”, diz Anna Granath, desenvolvedora de produtos da Ikea.

Como todo móvel da Ikea, o Kungsbacka é vendido em partes separadas e modulares, que devem ser montadas pelo cliente em casa, o que permite que ele seja customizado da maneira desejada.

Coleção Lixo Zero

No ano passado, a multinacional sueca já havia lançado uma linha de 60 produtos fabricados com material 100% reciclado: madeira, plástico e vidro. Para isso, 21 designers colaboraram na criação da coleção, que inclui móveis e objetos de casa.

Chamada de “no waste” (sem lixo, em português), a linha têm alguns produtos feitos a partir de embalagens e resíduos de produção da própria Ikea. Louças e os vasos abaixo, por exemplo, foram manufaturados com vidros derretidos, que tinham sido descartados por falhas.


Fotos: divulgação Ikea

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zuleide
Zuleide
7 anos atrás

Supet ideia da IKEA ,mais vamos ver ao fundo de onde ven e quem sao e que tipo de madeira que eles utilisam para fabricar os seus moveis , eu tambem era apaixonada pelo que eles produzian ate que um canal fraces mostrou o que tem por tras de toda a beleza.

Armario de cozinha
6 anos atrás

Post FANTASTICO.Para mim achei 10

Sucesso hoje amanha e sempre

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE