Após quase 20 anos em zoológico do Recife, ursa Úrsula chega a novo lar em refúgio de vida selvagem em São Paulo

Após quase 20 anos em zoológico do Recife, ursa Úrsula chega a novo lar em refúgio de vida selvagem em São Paulo

Foi uma longa viagem: 2,6 mil quilômetros percorridos por estrada entre Recife e Joanópolis, no interior de São Paulo. Mas enfim, a ursa parda Úrsula chegou bem a seu novo lar, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos. Depois de viver durante 18 anos no zoológico do Parque de Dois Irmãos, na capital pernambucana, ela vai ganhar um espaço grande, onde poderá passar o resto de sua vida confortavelmente e recebendo muitos cuidados e carinho.

Úrsula e seu irmão, Colmeia, chegaram ao zoológico em 2003, vindos de Goiás, onde estavam em um cativeiro. Infelizmente, em maio deste ano, o macho faleceu. A intenção é que os dois fossem levados para o refúgio de vida selvagem. A fêmea foi acompanhada de perto, mostrou sinais de tristeza pela falta do companheiro, mas seguiu bem, saudável.

Ao longo das últimas semanas, Úrsula passou por um treinamento para poder enfrentar a viagem bem. Foi se acostumando aos poucos com a caixa em que viajaria. E na segunda (27/09), enfim, a jornada começou. O caminhão que levou a ursa foi acompanhado por carros da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, o tempo todo ela foi monitorada pela equipe técnica do Santuário, que realizou paradas estratégicas para o seu bem-estar. Ela recebeu alimentação, banho, florais e foi realizada ainda a limpeza e a higienização de sua enorme caixa.

Durante sua despedida em Recife, toda a equipe do zoológico que cuidou da ursa parda ficou muito emocionada e triste. Mas todos sabem que a mudança é para melhor.

Após quase 20 anos em zoológico do Recife, ursa Úrsula chega a novo lar em refúgio de vida selvagem em São Paulo

A ursa, se acostumando com a caixa, na qual iria viajar mais de 2.500 km

E hoje, ainda de madrugada, Úrsula chegou ao santuário. Lá ela ganhou um novo nome: Diaiarama, que significa energia de luz. “Para que todos pudessem se familiarizar com o nome e pronunciar de maneira correta, divulgamos o nome DIAIARAMA como é lido, mas a escrita correta é JAYARAMA. De origem Hindu da linhagem do Ser sideral Ramatis”, explicam os proprietário do refúgio, Silvia e Marcos.

A ursa, já no Rancho dos Gnomos, onde tem se mostrado calma e tranquila

A transferência da ursa parda para São Paulo faz parte de um processo de mudança de política do Zoológico de Recife, que a partir de agora não terá mais grandes animais e apenas espécies nativas da região Nordeste.

Confira abaixo um dos primeiros vídeos divulgados pelo Rancho dos Gnomos mostrando os primeiros dias da ursa no local:

*Texto atualizado em 01/10/21 para inserção de novas fotos e vídeo da ursa parda em seu novo lar

Leia também:
Em livro infantil, Rita Lee conta a emocionante história da ursa Rowena

Morre Rowena: “a ursa mais triste do mundo”, que sofreu anos em circos e no ano passado foi levada para um santuário
Quatro jovens ursas que ‘trabalhavam’ em circo são levadas para santuário de vida selvagem no Vietnã
Análise de dentes de ursos em áreas remotas da Escandinávia revela resistência a antibióticos
Por causa do inverno mais quente, ursos estão hibernando menos e quando acordam, não encontram alimentos

Foto: reprodução Facebook Rancho dos Gnomos

Um comentário em “Após quase 20 anos em zoológico do Recife, ursa Úrsula chega a novo lar em refúgio de vida selvagem em São Paulo

  • 30 de setembro de 2021 em 1:43 PM
    Permalink

    Por mais maravilhoso possa ser um Zoo e por mais empaticos sejam seus tratadores, se eu fosse um animal selvagem iria preferir meu Habitat, se bem que, “se correr o bicho pega e se ficar, “ele come”, já que caçadores preferem animais mortos, ao invés de presos e nenhuma garantia de que não me escolhessem como seu troféu, bárbaros que são. Animais em liberdade correm outro risco também. O de serem sequestrados para virar palhaços de circo, aprendendo, contra a vontade e sob tortura, “lições” contrárias à sua natureza. “Dos males, o menor”; há que se merecer o inferno, o purgatório ou o paraíso e, felizmente, ela teve a sorte de estar no Céu agora, porque Anjos existem. Diaiarama ou Úrsula, o nome seria irrelevante se eu não achasse tão bonito e apropriado o segundo, no caso de me chamarem pra votar, claro. Seja feliz, irmãzinha, você merece. “A vida (às vezes) pode ser bela”.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.