Após proibição de passeios de charretes com cavalos, Petrópolis adota modelos elétricos e tuk-tuks

Depois da proibição de passeios de charretes com cavalos, Petrópolis adota modelo elétrico e tuk-tuk

Em 2018, conforme contamos em outra reportagem aqui no Conexão Planeta, os moradores de Petrópolis votaram pelo fim dos passeios de charretes com cavalos. Na época, a população decidiu, através de plebiscito, acabar com esse tipo de atividade turística para evitar o sofrimento dos animais.

No ano seguinte então a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) da cidade começou a fazer testes com charretes elétricas e tuk-tuk, triciclos motorizados com cabine para transporte de passageiros, muito usados como táxi em cidades da Índia e do sudeste asiático.

Depois das novas alternativas terem sido aprovadas em Petrópolis, elas começariam a entrar em funcionamento no começo do ano passado, mas aí chegou a pandemia e tudo foi interrompido.  

Mas agora, os novos veículos vão finalmente entrar em operação na cidade imperial. Obedecendo todos os protocolos sanitários necessários para evitar a disseminação da Covid-19, lógico, ou seja, com número limitado de passageiros, higienização dos veículos e uso obrigatório de máscara por todos.

Apesar de elétrica, a nova charrete foi caracterizada para lembrar os tempos de Dom Pedro e assim, manter a tradição de Petrópolis de oferecer aos turistas uma visita ao passado, nos tempos do Brasil Colônia.

Também foram incorporados aos passeios, uma jardineira, com capacidade para mais passageiros, e um jipe para realizar trajetos nas áreas rurais e em certos pontos históricos. Todos são mantidos por iniciativas privadas, que ganharam a concessão para a exploração dos serviços.

Depois da proibição de passeios de charretes com cavalos, Petrópolis adota modelo elétrico e tuk-tuk

Os tuk-tuks que poderão ser alugados em Petrópolis

Leia também:
Turismo legal não explora animal!

Preservação ambiental e respeito aos animais são possíveis em um parque aquático?
Portugal proíbe uso de animais selvagens em circos
Gigante do turismo para de vender pacotes para parques com orcas em cativeiro
Animais de atrações turísticas de Bali sofrem abusos e maus-tratos, denuncia organização internacional

TripAdvisor para de vender pacotes turísticos envolvendo contato com animais

Fotos: divulgação Prefeitura de Petrópolis (feitas antes da pandemia)

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Após proibição de passeios de charretes com cavalos, Petrópolis adota modelos elétricos e tuk-tuks

  • 4 de março de 2021 em 6:29 PM
    Permalink

    Maravilhoso, perfeito. Mas, cadê os cavalinhos, o que foi feito deles, estão felizes?

    Resposta

Deixe uma resposta