PUBLICIDADE

Após meses, centenas de cães e gatos são levados do Afeganistão para reencontrar seus donos, refugiados no Canadá

Após meses, centenas de cães e gatos são levados do Afeganistão para reencontrar seus donos, refugiados no Canadá

Depois da saída caótica dos militares americanos do Afeganistão no ano passado, após o Talibã ter tomado o poder, diversas famílias de refugiados viveram momentos de muita emoção nos últimos dias. Em agosto, ao ter que abandonar o país às pressas, muitos afegãos precisaram deixar pra trás seus cães e gatos, muitos deles deixados no aeroporto. Mas graças ao esforço da equipe da organização SPCA International, um avião decolou de Cabul na semana passada com 300 animais. O destino era o Canadá.

Batizada de “Missão Possível”, a operação contou com a parceria de diversas organizações de proteção a animais e abrigos em Cabul. Os custos foram bancados por doação e um avião foi fretado para acomodar os cães e gatos. Cerca de 200 voluntários trabalharam durante dias para viabilizar a viagem e a chegada em Vancouver.

Além dos animais que se reencontrariam com seus donos, também foram embarcados dezenas que estavam em busca de um novo lar. Mas no Afeganistão, infelizmente, eles correm risco de serem mortos. Os talibãs consideram cachorros impuros. Nas cidades em que chegam, os militantes do grupo matam esses animais e proíbem que os moradores os tenham em casa.

Depois de uma escala na Islândia, no último dia 1o de fevereiro eles chegaram ao Canadá.

“Foi uma noite longa, mas incrível para todos os envolvidos, e estamos felizes em informar que todos os cães e gatos estão se acomodando em nossas instalações temporárias… Nossas equipes estão focadas em garantir que esses preciosos animais recebam o melhor cuidado possível e muito carinho também!”, compartilhou a SPCA em suas redes sociais.

Entre os muito reencontros cheios de lágrimas, mas de felicidade, está o de uma família de refugiados afegãos com dois de seus gatos (na imagem que abre este post e abaixo). Em Cabul, eles resgatavam animais de rua.

Outro momento tocante foi quando Ali pode abraçar novamente seu gato Barfi, na foto que segue.

Os demais animais, que não têm donos, ficarão num abrigo temporário até que sejam adotados.

“É seguro dizer que os animais da nossa #MissãoPossível estão amando a nova vida no Canadá. É incrível ver suas personalidades brilharem à medida que ficam mais confortáveis a cada dia. Atualmente estamos trabalhando para reunir esses bons meninos e meninas com suas famílias. Aqueles que não têm donos serão acolhidos por abrigos parceiros no Canadá”, informou a ONG.

Que depois de tanto sofrimento, eles possam ser acolhidos em lares com muito carinho e cuidado!

Leia também:
Organização de proteção animal tenta desesperadamente tirar centenas de gatos e cães do Afeganistão
Talibã proíbe meninas e mulheres de praticarem esportes no Afeganistão
Com medo do Talibã, ativista e capitã da seleção paralímpica de basquete do Afeganistão foge para Espanha, onde é recebida por time local
Escritora afegã escreve carta aos escritores do mundo: “Não se esqueçam desta tragédia humana”

Fotos: reprodução Facebook SPCA

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

Reencontrar um animal de estimação após meses de incerteza e angústia, é tão bonito e tão maravilhoso, que nem parece real, parece um sonho. Já que animais não compreendem o motivo de terem sido deixados para tras, por seus tutores, levará um tempo para que eles recuperem, pelo menos parte da confiança que tinham antes, porque, infelizmente, o trauma ficará para sempre.
Confiar, de olhos fechados novamente, vai ser difícil, talvez impossivel para esses pequenos estimados, pois ninguém sabe ao certo o que sentiram e pensaram longe dos seus amores, quando dormiram para acordar longe deles de novo.Parabéns aos anjos humanos que se arriscaram tanto para que a missão fosse o sucesso que foi e para todos os que contribuíram com dinheiro, orações e pensamentos positivos. Aplausos pra vocês parece pouco mas Deus pode mais.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE