Após comover o mundo cantando em abrigo na Ucrânia, menina de 7 anos emociona milhares de pessoas em estádio na Polônia

Após comover o mundo cantando em abrigo na Ucrânia, menina de 7 anos emociona milhares de pessoas em estádio na Polônia

A pequena Amellia Anisovych, de apenas sete anos, está entre as mais de 1,5 milhão de meninas e meninos que deixaram a Ucrânia nas últimas semanas fugindo da guerra. No total, estima-se que já sejam cerca de 3,5 milhões de refugiados. A grande maioria deles mulheres, idosos e crianças.

No começo de março, escondida num abrigo junto com sua família e outras pessoas, Amelia cantou sua música favorita, “Let it Go”, da animação “Frozen”, da Disney (em português a canção chama-se “Livre Estou”. O vídeo da garota acabou sendo compartilhado na internet e viralizou nas redes sociais, comovendo pessoas do mundo inteiro, inclusive a intérprete original do sucesso Idina Menzel e sua compositora Kristen Anderson-Lopez. 

Amelia adora cantar e nem mesmo os bombardeios atingindo sua cidade fizeram com que ela deixasse de lado o que mais gosta de fazer.

“Quando ela começou a cantar, houve completo silêncio [no abrigo antibombas]… Todos deixaram o que estavam fazendo de lado e ouviram aa música dessa menina que estava apenas irradiando luz”, disse Marta Smekhova, responsável por divulgar inicialmente o vídeo nas redes sociais, depois de receber a autorização da mãe de Amelia.

Poucos dias depois, Amelia conseguiu fugir para a Polônia, para onde foi levada pela avó, junto com seus irmãos. Os pais da menina permaneceram em Kiev. E no último final de semana, a jovem cantora se tornou um dos maiores destaques do show beneficente, “Together with Ukraine”, promovido para arrecadar recursos para os refugiados acolhidos pelo Polish Humanitarian Action.

Doze mil pessoas participaram do evento na Atlas Arena, na cidade de Łódź, e milhões de telespectadores assistiram ao concerto pela televisão, que contou com alguns dos principais nomes da música da Ucrânia e da Polônia.

Após comover o mundo cantando em abrigo na Ucrânia, menina de 7 anos emociona milhares de pessoas em estádio na Polônia

Mas o momento mais especial da noite foi realmente quando Amelia apareceu no palco, vestida com um vestido, todo bordado – uma roupa tradicional ucraniana – , e cantou o hino nacional da Ucrânia.

Abaixo o vídeo lindo e emocionante, compartilhado pelos organizadores do evento:

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

A post shared by TVN.pl (@tvn.pl)

*Com informações dos site The Daily Mail e New York Post

Leia também:
Escondidos em abrigos, entre bombardeios, violinistas ucranianos se unem a músicos de outros países em apresentação pela paz
“Nós, todos nós, amamos nossas crianças. Pare a guerra”: Sting apela pelo fim dos ataques à Ucrânia
Faces da guerra: sozinho, menino de 11 anos foge da Ucrânia e atravessa a fronteira para a Eslováquia

Fotos: reprodução Instagram (abrigo) e Facebook Follow The Step – imagens do show (TVN/Tomasz Urbanek, TVN/Cezary Beer, FTS/Robert Szczechowiak)

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.