PUBLICIDADE

Após aval dos Estados Unidos para quebra de patentes de vacinas, países europeus apoiam discussão

Após aval dos Estados Unidos para quebra de patentes de vacinas, países europeus apoiam discussão

O governo dos Estados Unidos declarou ontem (05/05) que apoia a quebra temporária de patentes das vacinas contra a Covid-19 como meio de acelerar a distribuição de mais imunizantes para o mundo inteiro. Com a medida, qualquer país poderia produzir similares genéricos das vacinas já existentes.

“Esta é uma crise de saúde global. As circunstâncias extraordinárias da pandemia da Covid-19 exigem medidas extraordinárias. O governo acredita fortemente em proteções de propriedade intelectual, mas para acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para vacinas contra o coronavírus. Participaremos ativamente das negociações necessárias na Organização Mundial do Comércio (OMC) para que isso aconteça”, afirmou Katharine Tai, representante da Câmara do Comércio dos Estados Unidos.

Até o ano passado, o governo americano, ainda sob a administração do ex-presidente Donald Trump, era contra a quebra de patentes para as vacinas. A mudança de posição acontece agora, com a gestão de Joe Biden.

No final do ano passado, a Índia e a África do Sul apresentaram uma proposta à OMC pela quebra das patentes das vacinas, assim como insumos e outros equipamentos utilizados no combate à pandemia da Covid-19. Conseguiram o apoio de outras 100 nações, mas não o de países como os Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Suíça, e também, o Brasil, que se posicionou contra.

Com o apoio do governo de Biden, o cenário parece mudar. Logo após o anúncio de Katharine Tai, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, celebrou a notícia. “É um momento monumental na luta contra a Covid-19 e um exemplo poderoso da liderança americana para enfrentar os desafios globais da saúde”, disse.

A proposta precisa ainda ser discutida e aprovada, por no mínimo, 164 membros da OMC. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco está pronto para debater o assunto e o presidente da França, Emmanuel Macron, destacou que concorda plenamente com a posição dos Estados Unidos, apesar de anteriormente ter se mostrado contra a quebra de patente. O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, também sinalizou que o país enxerga com bons olhos a questão.

Katharine Tai esclareceu, entretanto, que os americanos apoiam apenas a quebra de patente de vacinas, não de outros medicamentos ou insumos relacionados com o tratamento da Covid-19.

Depois do anúncio dos Estados Unidos, ações de empresas farmacêuticas despencaram. Essas companhias investem milhões para o desenvolvimento de seus produtos e as pesquisas, assim como os testes clínicos, podem levar muitos anos. Mas no caso das vacinas da Covid-19, muitas delas receberam dinheiro de governos, como foi o caso da Pfizer e da Moderna, que tiveram financiamento americano.

Atualmente, nos países ricos, uma em cada quatro pessoas recebeu pelo menos a primeira dose da vacina. Já em nações pobres, essa relação é de um a cada 500 habitantes. Só nos Estados Unidos, mais de 330 milhões de americanos foram vacinados. Em Israel, 62% da população está imunizada.

Enquanto isso, a situação na Índia e no Brasil continua desesperadora. No primeiro, o número de mortos chega a 230 mil e em nosso país são quase 415 mil vitímas da Covid-19, com a vacinação andando ainda a passos muito lentos.

Apesar da boa notícia sobre a quebra das patentes, alguns especialistas apontam que a medida não será suficiente para resolver o problema da distribuição desigual de vacinas. Na prática, o que ocorre depois de um processo como este é que outras empresas podem usar a chamada “engenharia reversa” para produzir um medicamento ou vacina igual, mas isso pode levar vários anos.

A quebra da patente não significa que a companhia detentora desses produtos entregará a fórmula ou os passos de produção completos.

“Os verdadeiros gargalos são as barreiras comerciais que impedem as empresas de transferir seus produtos de um país para outro, a escassez das cadeias de abastecimento e, neste momento, a decepcionante relutância dos países ricos em compartilhar doses antecipadamente com os países pobres. Nenhuma dessas questões será resolvida por meio da quebra da patente”, ressaltou Thomas Cueni, diretor-geral da Federação Internacional dos Fabricantes Farmacêuticos e Associados, em entrevista à BBC.

*Com informações do jornal The Guardian

Leia também:
Greta doa €100 mil de sua fundação para apoiar distribuição de vacinas em países pobres através da iniciativa global COVAX
Quase 800 milhões de doses de vacinas aplicadas no mundo, mas em alguns países a vacinação ainda nem começou

Nova Zelândia irá doar vacinas para nações vizinhas
Fundação de Bill Gates doa U$ 250 milhões para compra de testes, medicamentos e vacinas anti-COVID em países pobres

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE