Aplicativo ‘Tem Açúcar?’ une vizinhos a idosos durante quarentena do coronavírus

Criada em 2014, a plataforma Tem Açúcar? incentiva e facilita a generosidade entre vizinhos e, em pouco tempo, se transformou na maior rede online de colaboração entre vizinhos do Brasil. O aplicativo para celular está disponível nos sistemas IOS ou Android.

Neste momento de quarentena – em que todos os brasileiros devem ficar em casa para evitar o avanço da transmissão do coronavírus -, é essencial prestar atenção nos idosos à volta. Não só nos pais, avôs, tios, mas também nos vizinhos.

São muitos os velhinhos que moram sozinhos e não têm a família por perto – ou não têm família – e, como eles fazem parte do grupo de maior risco de contaminação por coronavírus (e morte), não devem sair de casa de jeito nenhum.

Só que, como todos nós, neste período – que não sabemos quanto vai durar -, os mais velhos precisarão fazer compras na farmácia, no supermercado, na padaria, ou podem precisar de alguma ajuda específica como um conserto ou a execução de uma tarefa doméstica ou, ainda, ajuda para tomar um remédio, para aliviar uma dor.

Qualquer um pode tomar a iniciativa de ajuda-los e impedir que se arrisquem indo à rua. Mas, para colaborar com essa “missão”, a plataforma Tem Açúcar? criou folhetos para facilitar a comunicação com esses vizinhos tão especiais.

Assim, quem quiser oferecer ajuda aos idosos de seu condomínio, de sua comunidade ou bairro de um jeito mais organizado, pode baixar o arquivo do Google Drive, imprimir os folhetos, preencher os dados e distribuir.

São dois os modelos de folhetos (que reproduzo abaixo, como ilustração):
– um para ajuda individual, no qual um vizinho se apresenta a e se coloca à disposição para ajudar um idoso diretamente; e
– outro, para ajuda coletiva, no qual diversos vizinhos se oferecem para ajudar.

No arquivo do Google Drive, é possível encontrar uma terceira opção de folheto com 4 reproduções da ajuda individual para facilitar a impressão.

Bacana, né? Então, agora, espalhe essa ideia em suas redes sociais, fale com os amigos, incentive os vizinhos a participar desse movimento solidário. Precisamos ajudar a evitar que a quantidade de óbitos aumente para sairmos desta jornada mais fortalecidos, na companhia dos anciãos também. Não sem eles.

Acompanhe a plataforma Tem Açucar? também pelas redes sociais: Facebook e Instagram.


Foto: CDC/Unsplash

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.